A que soa a nova marca Braga? A Ivity responde
A partir de hoje, a cidade de Braga conta com uma nova marca territorial com assinatura da Ivity Brand Corp. A nova marca tem uma tipografia contemporânea inspirada nalguns dos principais ex-líbris da cidade, como o Bom Jesus, a Sé e o arco da Porta Nova.
São, no entanto, os sinos da Sé a grande inspiração e o elemento mais visível (e audível) da marca criada pela agência de branding para a Câmara Municipal de Braga. De acordo com a Ivity, a nova identidade gráfica visa representar Braga como uma “cidade polifónica”, onde uma “multiplicidade de vozes, histórias, tradições, ideias e oportunidades” se manifestam.
A nova marca posiciona assim a cidade bracarense como uma das “mais inovadoras da Europa, berço de possibilidades, de esperança, de juventude, de futuro”. E o sino, com o seu som tão característico, faz essa ligação com o passado o presente, a tradição e a modernidade, ao mesmo tempo que projecta o futuro. «Escolhemos o sino como o símbolo de Braga porque é, de alguma forma, a voz do céu que nos acorda e liga à terra. Esta é uma marca que toca e que nos toca; uma marca em estado de vibração gráfica, “sino-matográfica”. Uma marca de um Portugal vibrante que soa a futuro», frisa em comunicado Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.
Ainda segundo a agência, a nova marca Braga não se fixa numa dimensão única. O sino ganha vida como forma visual, mas também como assinatura sonora e como “espaço experiencial que convida à exploração sensorial”. «Trazemos uma marca baseada na sensorialidade, onde as características visuais e sonoras de Braga se corporizam numa linha gráfica capaz de representar a cidade ao mesmo passo que produzir mutações, um sentido de expansão e ecos interiores, que oscilam entre a presença e a transitoriedade: afinal, o som é a única coisa que pode fazer a ponte entre tempo e espaço entre lugares. Entre o tangível e o intangível», explana Diana Carvalhido, directora criativa e partner da Ivity Brand Corp.
Ao criar uma marca dinâmica, o objectivo passa por simbolizar uma cidade que “nunca pára de crescer e de se transformar”. «O sino é Braga que se expressa numa metáfora visual de movimento e multiplicidade, eco, expansão. Braga soa mesmo a futuro e Portugal precisa de marcas assim, vibrantes», conclui Carlos Coelho.
Veja o filme de apresentação da nova marca Braga: