A pizzaria do campeão do mundo chega a Lisboa

Antonio Mezzero, campeão mundial de pizza napolitana, abriu uma pizzaria em nome próprio na capital portuguesa, levando a tradição de Nápoles ao palato dos lisboetas.

«A pizza napolitana é a única no mundo que é certificada, obedecendo a regulamentos. E não há segredos: é o amor e paixão nos ingredientes e na pizza, bem como o respeito pela tradição deste produto», explica Antonio Mezzero.

Depois de demonstrar, passo a passo, como fazer uma magherita napolitana, foi a vez da Marketeer desfrutar do trabalho de Antonio Mezzero. Massa, molho de tomate STG (Specialità Tradizionale Garantita), mozzarella de búfala e manjericão, feita num forno de lenha, utilizando bétula prensada. A simplicidade, aliada a ingredientes premium, faz com que este seja um best seller de Antonio Mezzero – e o sabor em cada trinca justifica esse estatuto.

Ao pressionar a massa, alta, dá para ver que tem “pulmão”, ou seja, volta ao ponto inicial. «Sinal de que está perfeitamente arejada», como explicou o pizzaiolo.

De seguida, surgiu a Mortadella e Pistacchio (mozzarela fior di latte, cogumelos, rúcula, grana padano, mortadela de Bologna e pistachio), que acompanha com uma degustação de vinho do Porto White. E conta com regras para ser apreciada: a cada três garfadas, um pequeno gole do vinho do Porto. Esta pizza branca (por não ter molho de tomate), resulta numa combinação saborosa, sobressaindo o crocante dos pistachios.

Por último, lugar ainda para Peperoncina (molho de tomate, mozzarella fiore di latte, salame picante, azeitonas, alho, pimento assado e manjericão), cuja intensidade dos ingredientes com a presença do picante confere-lhe uma intensidade de sabor que vale a pena provar.

Antonio Mezzero, que já contava com um espaço em Matosinhos, soma assim o segundo restaurante, desta vez na Avenida Miguel Bombarda, 5A. Nascido em Nápoles, o campeão do mundo de pizza napolitana no Troféu Caputo foi o primeiro embaixador da Pizza Napolitana na Europa fora de Itália, sendo ainda mentor do Campeonato Português de Pizza e da Selecção Nacional de Pizzaiolos.

Texto de Rafael Paiva Reis

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...