A nova aposta da Levi’s é uma reimaginação dos Japan 501 de 1937
A Levi’s Vintage Clothing traz de volta ao mercado a edição all-japanese dos Levi’s 501, lançados originalmente em 1937. A cada ano, e caminhando em marcha atrás até 1890, é lançado um novo estilo vintage dos 501 feito em selvedge denim produzido no Japão, com todos os seus os elementos – o patch traseiro, a Red Tab, a etiqueta de bolso e até a estampagem dos botões – traduzidos para japonês.
Esta estação, como parte da celebração do 150.º aniversário dos 501, chegou a vez dos Japan 501 de 1937. A grande motivação por trás desta edição especial all-japanese dos Levi’s 501 é, na realidade, o facto de todos os modelos shrink-to-fit da colecção Levi’s Vintage Clothing – os 501 inclusive – serem agora efectivamente fabricados no Japão.
Os Levi’s 501 de 1937 são uma mistura dos primeiros 501 e dos 501 que conhecemos hoje em dia. Mantêm a cinch back, mas os botões de suspensórios desapareceram, já que tecnicamente eram opcionais e eram dados os botões de pressão a clientes que não podiam viver sem eles.
No bolso direito da parte de trás, têm a icónica Levi’s Big-E Red Tab, que foi apresentada pela primeira vez em 1936, para diferenciar os jeans Levi’s dos seus concorrentes. E, finalmente, como resposta aos clientes que reclamavam que os rebites do bolso de trás riscavam os móveis, a Levi’s cobriu-os e costurou ao bolso direito a primeira salmon colored paper pocket flasher, que tinha setas a apontarem para os cantos a dizer “The Rivet’s Still There”.
«Os 501 1937 são uns jeans tão bonitos e representam a transição entre o velho e o novo mundo. Têm presilhas e uma fivela cinch, mas começaram a perder os botões de suspensórios que eram opcionais na época. Também incluem, pela primeira vez, a Big-E Red Tab e rebites ocultos, que substituem os tradicionais rebites visíveis nos bolsos traseiros. Assim, na contagem para os 501 1890, os 1937 são a maneira perfeita de comemorar o 150.º aniversário, enquanto olhamos para o antigo e para o novo», afirma, em comunicado, Paul O’Neill, director de Design Levi’s Collections na Levi Strauss & Co.