A gastronomia funde-se com o vinho na Quinta do Monte d’Oiro
É já a partir do dia 20 de Fevereiro que a gastronomia e a vinicultura se fundem numa experiência única na Quinta do Monte d’Oiro. A ideia parte de Francisco Bento dos Santos, director-geral da QMdO, que quer explorar a ligação dos vinhos da quinta às diversas correntes gastronómicas.
Será em Alenquer que Lucas Azevedo, chef da Barra de Sushi no Praia do Parque, em Lisboa, vai dar corpo ao primeiro almoço de um conjunto de oito refeições, a decorrer ao longo de um ano na Quinta do Monte d’Oiro. A iniciativa apelidada de Taste@QMdO quer juntar o melhor do vinho e da gastronomia, através da harmonização dos vinhos com pratos pensados pelos chefs.
No dia 20 de Fevereiro o almoço assinado pelo chef tem como base a cozinha de taberna japonesa. O frango Karaage com aromáticos e o caril japonês Karepan são dois dos pratos a serem servidos neste evento.
«Este menu é pensado para estar à altura daquilo que são os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro. Vão ser 10 momentos que não vão deixar ninguém indiferente. Antes da sobremesa, fechamos com um prato muito especial: uma aba de atum no forno», comenta, em comunicado, Lucas Azevedo. A acompanhar os sabores asiáticos estarão vinhos como o Rosé 2020 formato Magnum, o Quinta de Monte d’Oiro Branco 2020 e Quinta do Monte d’Oiro Tinto 2016 (Imperial).
A Lucas Azevedo vão seguir-se os chefs Rui Silvestre (do Vistas, no Algarve) e André Lança Cordeiro (do Essencial, em Lisboa). As reservas podem ser feitas através de email (taste.qmdo@gmail.com) e têm o valor de 85 euros por pessoa.