FMCG em queda apesar da retoma no consumo
O volume comprado no Grande Consumo pelos lares está há quatro anos em redução praticamente constante. A constatação é feita pela Kantar Worldpanel, empresa especializada em consumer knowledge e insights baseados em painéis contínuos de consumidores. Segundo esta empresa no primeiro trimestre de 2015 as famílias portuguesas compraram menos volume de FMCG (fast-moving consumer goods) que caiu 2,1% face ao período homólogo de 2014.
A par da quebra no volume a Kantar Worldpanel salienta que há também uma continuação da tendência de redução das visitas às lojas. A frequência de compra caiu 2,3%, nestes primeiros três meses do ano. Não há também alguma compensação por via do volume em cada acto de compra, que caiu também 0,8%.
“Estes indicadores seguem aliás a mesma tendência da informação do INE para o comércio a retalho de produtos alimentares, relativa aos primeiros dois meses de 2015, que indicam igualmente uma queda ligeira do consumo nesta área em particular”, diz a empresa de consumer knowledge. A verdade, salienta, é que “se em termos macroeconómicos vemos que os índices de confiança do consumidor estão a melhorar, concluímos que isso não afecta, ainda, o consumo FMCG das famílias portuguesas”.
Certo é que este ano não fez abrandar a pressão promocional que tem sido característica do mercado FMCG dos últimos anos em Portugal. “Considerando apenas as promoções constantes em folhetos, verificamos que o ano 2015 iniciou de forma similar a 2014 no que se refere à actividade promocional. Mas durante as primeiras oito semanas deste ano o número de cestas que contêm, no mínimo, um artigo em promoção elevou-se até 55%”, salienta a Kantar referindo que se trata do valor mais elevado dos últimos 15 períodos. Adicionalmente o desconto médio, atinge agora, neste início de ano, novo valor record, com -31,4 euros. No ano de 2014 o aproveitamento das Promoções, por parte dos lares, permitiu uma poupança anual de 76€ por lar, em média.