António Carrapatoso termina mandato de chairman da Vodafone
António Carrapatoso deixa o cargo de chairman da Vodafone Portugal no dia 31 de Dezembro de 2014, funções que exercia desde 2009. O gestor vai dedicar-se “a outros projectos de cidadania, profissionais e empresariais”, sublinha a telecom em nota de imprensa.
António Carrapatoso deixou de exercer o cargo de presidente executivo da Vodafone Portugal no final de 2009.
As funções de chairman passarão a ser, por acumulação, da responsabilidade do actual presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz.
Para António Carrapatoso, esta ligação à Vodafone Portugal constituiu «cerca de 25 anos dedicados a um dos projetos mais entusiasmantes e com maior dimensão e impacto no sector das telecomunicações e na própria economia portuguesa», acrescentando que vai «iniciar, agora, também com o mesmo entusiasmo, novas etapas na minha vida empresarial e profissional.»
António Carrapatoso coordenou, em 1990/91, a elaboração de uma candidatura concorrente à atribuição da segunda licença de telecomunicações móveis (GSM) em Portugal. Esta candidatura destacou-se, como vencedora, entre as de sete outros concorrentes, tendo-lhe sido formalmente concedida em 18 de Outubro de 1991 a licença para operar uma segunda rede de telecomunicações móveis em Portugal – a Telecel.
A Telecel iniciou o serviço ao público um ano depois, a 18 de Outubro de 1992. Após a aquisição pelo Grupo Vodafone da accionista maioritária da Telecel (a empresa americana Airtouch), em 1999, a empresa mudou de nome, em 2001, passando a designar-se desde então Vodafone Portugal.