CEO do YouTube diz que os criadores de conteúdo “são as novas estrelas e estúdios”

Notícias
Marketeer
31/01/2026
18:00
Notícias
Marketeer
31/01/2026
18:00


Partilhar

O YouTube traçou a sua visão estratégica para 2026, com o CEO Neal Mohan a colocar os criadores de conteúdo no centro do futuro da plataforma e a afirmar que estes são agora “as novas estrelas e estúdios” de um ecossistema audiovisual cada vez mais dominado por formatos digitais e pela inteligência artificial (IA).

A ideia é partilhada numa altura em que as plataformas de vídeo enfrentam uma concorrência intensa de redes sociais de formato curto e serviços de streaming, ao mesmo tempo que se transformam em verdadeiras potências culturais e comerciais.

Neal Mohan tem repetido a mensagem de que os criadores não são apenas utilizadores, mas antes os pilares da economia de conteúdo do YouTube. Segundo o CEO do plataforma, estes talentos estão a evoluir para algo equivalente a estúdios de produção tradicionais, gerando conteúdo que rivaliza com o entretenimento mainstream produzido em Hollywood e nos grandes centros.

Segundo o responsável, “os YouTubers estão a comprar estúdios enormes em Hollywood e noutros lugares para inovar em formatos e produzir programas de televisão belíssimos e imperdíveis. A era de descartar esse conteúdo como simplesmente ‘conteúdo gerado pelo utilizador’ já passou”, refere citado pelo Deadline.

Para reforçar esta visão, a plataforma continua a expandir ferramentas que facilitam aos criadores a produção, monetização e distribuição de conteúdos sem necessidade de se recorrer aos intermediários tradicionais. Estas iniciativas fazem parte de uma estratégia para consolidar o YouTube como um hub cultural global, capaz de rivalizar com a televisão e o cinema nas preferências dos públicos mais jovens.




Notícias Relacionadas

Ver Mais