A plataforma Threads, da Meta, está a desenvolver a integração de jogos nas mensagens privadas, numa tentativa de reforçar o envolvimento dos utilizadores e de diferenciar das redes sociais concorrentes. A informação foi confirmada pela TechCrunch junto de um porta-voz da empresa, que esclareceu que a funcionalidade se encontra ainda em fase de protótipo interno e não está disponível para o público.
O primeiro jogo em teste consiste num simples desafio de basquetebol, no qual os utilizadores podem fazer lançamentos através de gestos no ecrã. A lógica do jogo passa por permitir que amigos disputem entre si quem consegue marcar mais pontos, seguindo um modelo semelhante ao de outros jogos para dispositivos móveis.
A aposta em jogos dentro das mensagens poderá dar ao Threads uma vantagem competitiva face a plataformas como o X (antigo Twitter) e o Bluesky, que atualmente não oferecem jogos nativos. Ao mesmo tempo, a iniciativa aproxima o Threads de soluções já existentes no ecossistema da Apple, como o iMessage, que permite jogos através de aplicações de terceiros, como o GamePigeon.
Ainda assim, a Meta não avançou qualquer calendário para um eventual lançamento público, sublinhando que se trata apenas de uma experiência interna, cujo futuro permanece incerto.
Mas esta não é uma ação pioneira da Meta no domínio dos jogos em mensagens privadas, sendo que, em 2025, o Instagram introduziu um jogo nas mensagens que se baseava em manter um emoji em movimento contínuo no ecrã, incentivando a competição entre participantes da conversa.
O desenvolvimento dos jogos surge numa altura em que a Meta, também dona do Facebook e Instagram, continua a expandir as funcionalidades do Threads, como a introdução de publicações temporárias que desaparecem após 24 horas. Apesar de já contar com cerca de 400 milhões de utilizadores mensais, o Threads ainda enfrenta dificuldades para alcançar a relevância do X nos Estados Unidos, onde apenas 8% dos adultos afirmam utilizar a plataforma, segundo dados recentes do Pew Research Center, enquanto 21% dizem usar o X e 4% o Bluesky.














