O grupo WPP anunciou o lançamento do Agent Hub, uma nova funcionalidade integrada na WPP Open, a sua plataforma de marketing baseada em inteligência artificial (IA), que passa a disponibilizar aos clientes e trabalhadores acesso direto a uma “biblioteca” de agentes avançados de IA concebidos para apoiar decisões estratégicas, criatividade e desempenho de negócios.
O Agent Hub funciona assim como uma biblioteca central de agentes de IA que codificam dados proprietários, metodologias estratégicas e boas práticas desenvolvidas ao longo da história da WPP. A ferramenta estará disponível tanto para os cerca de 100 mil colaboradores do grupo como para os seus clientes, permitindo acesso contínuo a soluções validadas pela própria organização. A iniciativa tem como objetivo escalar o conhecimento coletivo do grupo.
“O Agent Hub é a forma como entregamos a excelência da WPP em escala aos nossos clientes. Trata-se da genialidade humana, amplificada pela IA, que nos permite oferecer aos clientes modelos comerciais baseados em resultados de negócios, e não simplesmente em tempo e materiais. Cada agente do nosso Hub é orientado por pessoas, incorporando décadas de conhecimento, discernimento e experiência dos nossos colaboradores para resolver problemas reais dos clientes. Estamos a potencializar o melhor da WPP, garantindo que cada estratégia seja construída sobre a base da nossa inteligência coletiva”, explica Stephan Pretorius, diretor de tecnologia da WPP, citado em comunicado.
Já Elav Horwitz, diretor de inovação da WPP, acrescenta que o Agent Hub é como “aproveitar a energia criativa dos colaboradores do grupo, selecionando as melhores ideias e disponibilizando-as para todos”. “É inovação democratizada”, conclui.
Entre os agentes encontra-se, por exemplo, um de brand analytics, que dá acesso a cerca de 30 anos de dados do Brand Asset Valuator, “o maior e mais antigo estudo sobre valor de marca do mundo, para orientar a estratégia de marca e o desenvolvimento criativo” ou o Agente de Ciências Comportamentais que “simula o processo de pensamento de um cientista comportamental, aplicando estruturas comprovadas da premiada prática da Ogilvy para ajudar as equipas a compreender o comportamento e a motivação humana de forma mais profunda e a criar estratégias verdadeiramente acionáveis para os clientes”, refere-se em comunicado.














