Quem realmente fotografou a “menina do napalm”? Autoria de imagem histórica volta a ser questionada

Notícias
Marketeer
31/12/2025
15:03
Notícias
Marketeer
31/12/2025
15:03


Partilhar

Mais de meio século depois de se tornar um dos símbolos mais poderosos da Guerra do Vietname, a célebre fotografia conhecida como “Napalm Girl” (a menina/rapariga do Napalm, em português) — oficialmente intitulada The Terror of War — voltou ao centro do debate histórico e jornalístico. A autoria da imagem, durante décadas atribuída ao fotojornalista da Associated Press (AP) Huỳnh Công “Nick” Út, voltou a ser contestada.

A fotografia foi captada em 8 de junho de 1972, na aldeia de Trảng Bàng, e mostra Phan Thị Kim Phúc, então com nove anos, a fugir nua de um ataque de napalm lançado por forças sul-vietnamitas. A imagem correu o mundo, ajudou a moldar a opinião pública contra a guerra e valeu a Nick Ut o Prémio Pulitzer, além do World Press Photo de 1973.

Mas a controvérsia em relação à autoria da fotografia voltou a ressurgir com o documentário “The Stringer: The Man Who Took The Photo”, que defende que a fotografia poderá ter sido tirada por Nguyễn Thành Nghệ, um fotógrafo freelancer vietnamita que colaborava ocasionalmente com meios de comunicação estrangeiros. Segundo o filme, Nghệ teria vendido a imagem à AP por cerca de 20 dólares, sendo posteriormente privado do crédito em favor de Ut, o único fotógrafo contratado pela agência presente no local.

O documentário baseia-se em testemunhos, análises forenses e reconstruções do local, sugerindo que a posição física de Nghệ corresponderia de forma mais plausível ao enquadramento da imagem. A investigação também recupera declarações de Carl Robinson, antigo editor da AP em Saigão, que afirma ter sido instruído a alterar o crédito da fotografia.




Notícias Relacionadas

Ver Mais