Dona do TikTok quer aumentar investimento em IA. Prevê gastar 23 mil milhões em 2026

Notícias
Marketeer
26/12/2025
14:00
Notícias
Marketeer
26/12/2025
14:00
tiktok


Partilhar

A ByteDance, empresa-mãe do TikTok, estará a preparar um aumento significativo do investimento em inteligência artificial (IA) em 2026, num movimento que reforça a ambição do grupo chinês de competir a nível mundial no desenvolvimento deste tipo de tecnologias. Segundo o Financial Times, a empresa prevê um investimento de cerca de 23 mil milhões de dólares nesta área no próximo ano.

De acordo com a informação a que o jornal britânico teve acesso, aproximadamente metade deste montante deverá ser destinada à aquisição de semicondutores, essenciais para o desenvolvimento de modelos e aplicações de IA. Pelo menos 12 mil milhões de dólares serão investidos especificamente em processadores de IA, responsáveis por funcionalidades como transcrição em tempo real, reconhecimento de imagem e outras aplicações avançadas que já fazem parte da experiência dos utilizadores em plataformas digitais.

Um dos pontos-chave do plano passa pelo interesse da ByteDance na compra de 20 mil chips H200 da Nvidia, avaliados em cerca de 20 mil dólares por unidade, sendo que a dona do TikTok já terá contactado a Nvidia neste âmbito no início do mês. Apesar de o presidente norte-americano Donald Trump ter sinalizado abertura para a exportação destes componentes para a China, a autorização final das autoridades competentes ainda não foi confirmada, mantendo alguma incerteza em relação à concretização do negócio.

Este reforço do investimento surge numa altura em que grandes grupos tecnológicos norte-americanos estão a anunciar planos de investimento massivos em IA. A Meta, por exemplo, comprometeu-se em investir mais de 600 mil milhões de dólares até 2028 no desenvolvimento da chamada “superinteligência” de IA, enquanto a Google aumentou as suas previsões de investimento em 2025 de 75 para 93 mil milhões de dólares. Já a Microsoft planeia investir cerca de 80 mil milhões de dólares em centros de dados com capacidade para treinar modelos de IA.




Notícias Relacionadas

Ver Mais