Comprar online pode ser cómodo, mas também imprevisível. Um cidadão britânico, viveu recentemente uma experiência hilariante e viral ao encomendar um caixote do lixo na plataforma Temu, conhecida pelos seus preços baixos.
À primeira vista, conta o Huffingtonpost, parecia um bom negócio: o caixote custava apenas 8 libras (cerca de 9 euros). Mas quando o pacote chegou, a surpresa foi grande. Segundo a esposa de Gareth, Bethany Anne, ao abrir a caixa descobriram um caixote minúsculo, tão pequeno que mal caberia um telemóvel.
O episódio de Gareth não é isolado. Cada vez mais consumidores partilham nas redes sociais experiências semelhantes, mostrando produtos que não correspondem às imagens promocionais ou que chegam em versões reduzidas, de baixa qualidade ou completamente diferentes do que tinham encomendado. O fenómeno tem até um nome informal: “o que pedi vs. o que recebi”.
Plataformas como TikTok, Instagram e X estão cheias destes vídeos e publicações, com utilizadores a documentar as suas compras frustradas com humor, surpresa ou até indignação.
Sobre esta situação, fonte oficial da Temu ouvida pela Marketeer referiu que “na Temu, estamos sempre agradecidos aos nossos clientes pela sua preferência e incentivamos todos os consumidores a rever cuidadosamente as descrições dos produtos antes de fazerem uma compra. Importa ainda recordar que os clientes estão cobertos pela nossa garantia de devolução do dinheiro em 90 dias para itens que não correspondam às descrições. A nossa equipa de atendimento ao cliente está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para ajudar com qualquer dúvida pós-venda”.














