A 2.ª edição da exposição BPI AI Innovation Garden já arrancou, no BPI All in One do Saldanha, em Lisboa, decorrendo até 29 de Novembro com uma grande novidade: uma área inteiramente dedicada à Robótica, que promete ser o ponto alto do evento.
A BPI AI Innovation Garden está organizada em diferentes zonas para proporcionar uma experiência didática: AI Tech Garden (onde se encontram os robôs, o avatar holográfico e o AI Market, com gadgets inovadores, como óculos de tradução simultânea, dispositivos de estudo inteligente e o primeiro rato do mundo com IA), AI Garden (espaço da exposição que regressa com novas ferramentas e uma árvore inteiramente dedicada ao potencial do ChatGPT) e Zonas de Experiência Imersiva (com um canal de notícias apresentado por avatares em português, a primeira rádio 100% gerida por IA e a possibilidade de criar um avatar personalizado em tempo real).
AI Tech Garden
A mostra gratuita apresenta ao público alguns robôs, numa experiência única de interação entre humanos e máquinas. Entre as atrações, os visitantes poderão encontrar um robô humanoide funcional, capaz de andar, correr, acenar e cumprimentar os visitantes com um aperto de mão; um cão-robô ágil, que corre e responde a comandos de voz; um robô de companhia, preparado para interagir com crianças através de conversas baseadas em ChatGPT; e um mestre de xadrez robótico, com vitórias comprovadas sobre campeões mundiais da modalidade.
Além da área de Robótica, é também novidade um avatar holográfico interativo, programado para responder em tempo real a perguntas sobre a própria exposição.
Com esta segunda edição, o BPI visa reforçar o seu papel como agente ativo na promoção da literacia digital, tornando a Inteligência Artificial acessível a todos, através de uma abordagem prática, interativa e educativa. A 1ª edição da BPI AI Innovation Garden recebeu mais de 18 mil visitantes, em Lisboa e no Porto.
A conceção e curadoria da BPI AI Innovation Garden é da responsabilidade da agência portuguesa Grupo United Creative.














