A NASA abriu um registo gratuito para que qualquer pessoa possa enviar o seu nome até à Lua na missão Artemis II, que decorrerá em 2026. Os nomes serão transportados dentro da nave Orion, que levará astronautas a orbitar o satélite natural da Terra pela primeira vez em mais de 50 anos.
Esta iniciativa surge numa altura em que a agência espacial prepara o regresso dos humanos à órbita lunar, previsto para ocorrer em menos de seis meses.
A possibilidade de enviar o nome para a Lua está disponível para qualquer pessoa no mundo, incluindo Portugal, através do site oficial da NASA. O processo consiste no preenchimento de um formulário onde são inseridos nome e apelidos, seguido da criação de um código PIN pessoal. Imediatamente, é gerado um cartão digital com o nome inscrito e o destino, a Lua.
Quem se registar até ao dia 21 de janeiro de 2026 garante a inclusão do seu nome nesta missão simbólica.
Ainda que não seja possível viajar fisicamente na nave, os nomes dos inscritos serão transportados a bordo da Orion, numa viagem de aproximadamente dez dias, acompanhando os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e um astronauta da Agência Espacial Canadiana.
O lançamento da missão Artemis II está oficialmente previsto para abril de 2026, mas a NASA está a tentar antecipar a primeira janela de lançamento para 5 de fevereiro. Caso não seja possível nessa data, haverá outras oportunidades até ao dia 26 de abril.
O programa Artemis pretende levar humanos até à superfície lunar na missão Artemis III, planeada para 2027. Até lá, a iniciativa de envio de nomes permite que milhões de pessoas em todo o mundo se sintam parte desta aventura espacial.














