Morreu uma lenda: fãs organizam funeral à Nintendo 3DS no Museu do Louvre

Notícias
Marketeer
19/09/2025
16:00
Notícias
Marketeer
19/09/2025
16:00


Partilhar

Durante 13 anos, a Nintendo 3DS foi mais do que uma consola portátil: foi o guia digital de milhares de visitantes do Museu do Louvre, em Paris. Mas com a sua retirada oficial a 1 de Setembro, fãs da icónica consola não quiseram deixar a data passar em branco. O momento foi marcado com um “funeral” improvisado à porta do museu, com flores, velas e até elogios fúnebres à pequena máquina que tornou a arte clássica mais acessível à geração digital.

O adeus à 3DS marcou o fim de uma das colaborações mais inusitadas entre videojogos e alta cultura. Lançado em 2012, o sistema de guias interativos foi desenvolvido em parceria com a Nintendo e contou com o envolvimento direto de Shigeru Miyamoto, o lendário criador de Mario e Zelda. A consola oferecia mapas interativos, reconstruções em 3D e horas de áudio-guia, tornando a navegação pelo vasto museu muito mais intuitiva.

Para muitos, o dispositivo não era apenas uma ferramenta informativa: transformava a visita ao Louvre numa verdadeira aventura digital. Alguns fãs chegaram mesmo a descarregar versões do guia para explorar as obras-primas do museu a partir de casa, através da Nintendo eShop.

 

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais