Marketing de influência cresce em escala, mas torna-se cada vez mais complexo

Notícias
Marketeer
05/09/2025
17:30
Notícias
Marketeer
05/09/2025
17:30


Partilhar

O marketing de influência está longe de ser uma moda passageira é, cada vez mais, um canal estratégico para as marcas. Mas, com o crescimento acelerado do setor, surge uma nova realidade: gerir campanhas de influência tornou-se mais exigente e operacionalmente complexo, especialmente em mercados mais maduros como os Estados Unidos e o Reino Unido.

Um estudo recente conduzido pela Billion Dollar Boy, agência especializada em criadores de conteúdo, conclui que os marketeers norte-americanos estão a investir mais agressivamente neste canal. De acordo com os dados, 37% dos profissionais nos EUA investem mais de 3 milhões de dólares em parcerias com criadores, comparando com apenas 19% no Reino Unido.

Apesar da diferença de escala, os marketeers britânicos também estão a aumentar os seus investimentos: 52% afirmam gastar anualmente mais de 765 mil libras (ou 1 milhão de dólares) em campanhas de influência. Em ambos os países, cerca de 33% dos inquiridos indicam um orçamento médio entre 1 e 3 milhões de dólares.

O aumento do investimento espelha a confiança crescente no canal, mas também está a tornar a sua gestão mais desafiante. “Gerir relações em larga escala” foi identificado como o principal obstáculo por 33% dos profissionais inquiridos. O estudo, conduzido pela Censuswide em novembro de 2024, envolveu dois mil profissionais de marketing com mais de 18 anos, divididos entre os EUA e o Reino Unido.

Para Ed East, CEO da Billion Dollar Boy, o problema está identificado: “Este estudo revela uma falha operacional clara que está a impedir algumas marcas de tirarem partido de todo o potencial criativo e comercial deste canal.” A solução, segundo o responsável, não passa por escolher entre escala e autenticidade, mas sim por criar a infraestrutura certa para garantir ambos.

 

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais