A Bolt lançou em Portugal uma nova ferramenta para ajudar os utilizadores a encontrar rapidamente locais de estacionamento destinados a trotinetes e
bicicletas elétricas no final das viagens. Com direções detalhadas e imagens dos pontos de estacionamento, este novo recurso elimina dúvidas no término da viagem e promove um uso mais organizado e responsável da micromobilidade nas cidades.
A confusão no estacionamento pode ser um desafio para os utilizadores de micromobilidade partilhada sendo que, atualmente, perto de 10% das viagens terminam em zonas onde o estacionamento não é permitido. O ParkFinder vem colmatar este problema ao ajudar a prevenir situações irregulares antes mesmo de acontecerem, reduzindo em 8% do tempo médio de viagem que são normalmente desperdiçados à procura de um lugar válido, e eliminando a incerteza em momentos em que o tempo é crucial.
“Queremos que andar nas nossas trotinetes ou bicicletas seja simples do início ao fim. Sabemos que, para muitas pessoas, o fim de uma viagem é quando o tempo conta mais, seja para chegar ao trabalho, apanhar um comboio ou encontrar amigos”, afirma Frederico Venâncio, responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal e Espanha.
À medida que o utilizador se aproxima do final da viagem, a aplicação da Bolt destaca os lugares de estacionamento autorizados mais próximos. Bastará seguir a navegação na aplicação com informação em tempo real sobre disponibilidade, morada precisa e imagens do local. Para evitar estacionamento incorreto, os lugares sobrelotados ficam automaticamente assinalados a cinzento, e os utilizadores recebem alertas quando uma zona está indisponível, impedindo que terminem a viagem em locais inválidos.
“O ParkFinder elimina essa incerteza. Os nossos utilizadores deixam de ter de se preocupar sobre onde podem estacionar e apenas precisam de seguir as indicações. Isso significa menos confusão, e ruas mais organizadas para todos”, remata o responsável. O ParkFinder é assim a mais recente adição ao sistema Smart Parking 360 da Bolt, uma abordagem de múltiplas camadas que combina inteligência artificial, dados em tempo real e tecnologia integrada nos veículos para tornar o estacionamento responsável na norma.
Complementa ferramentas como o ParkAssist+, que recorre à IA para verificar se o estacionamento está correto e impede a conclusão da viagem se as regras não forem cumpridas, e sensores em tempo real que detetam riscos de queda. Ao guiar os utilizadores para lugares válidos e disponíveis, e ao redirecioná-los quando um local está cheio, o ParkFinder ajuda a reduzir a probabilidade de obstruções no espaço público e melhora a segurança para todos os peões, especialmente para quem tenha algum tipo de incapacidade visual ou mobilidade reduzida.
O serviço de trotinetes e bicicletas da Bolt está disponível em 15 cidades, sendo apenas necessário digitalizar o código QR para desbloquear o veículo e iniciar a viagem. Os utilizadores da micromobilidade da Bolt podem aderir ao Bolt Plus. Por 4,99 €/mês, com o primeiro mês gratuito, este é o primeiro serviço de mobilidade totalmente integrado e inclusivo em Portugal, que permite poupar em média 22 euros por mês (inclui TVDE, micromobilidade e entregas).













