A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu parecer favorável às nomeações das novas diretoras-adjuntas da direção de informação de televisão da RTP, bem como à destituição dos diretores-adjuntos anteriormente em funções.
A deliberação foi tomada pelo Conselho Regulador da ERC, em reunião extraordinária realizada na passada sexta-feira, 01 de agosto, que “deliberou por unanimidade dar parecer favorável” às nomeações e destituições.
Esta deliberação “foi adotada na sequência do pedido apresentado pelo Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (RTP), no âmbito da reorganização da respetiva estrutura editorial”, refere o regulador, numa nota no seu ‘site’.
Neste sentido, o Conselho Regulador deliberou emitir parecer favorável à nomeação de Sandra Maria da Costa de Sá Couto Maio Gomes, Maria de São José de Paiva Gomes Teixeira dos Santos e Maria Florbela Guerreiro Godinho para diretoras-adjuntas da direção de informação de televisão.
A ERC deu ainda parecer favorável à destituição de Hugo Gilberto das Neves Martins de Sousa, Adília Maria Claro Godinho e Joana Isabel Pereira e Garcia das funções de diretores-adjuntos da direção de informação de televisão.
“A deliberação ERC/2025/262 (parecer) teve por base a análise dos currículos dos nomeados, das audições promovidas pela ERC aos profissionais a nomear e a destituir, bem como da fundamentação apresentada pelo Conselho de Administração da RTP”, adianta a ERC.
Estas “alterações surgem na sequência da nomeação do novo diretor de informação de televisão, Vítor Gonçalves”, e inserem-se no modelo organizacional já apreciado pelo Conselho Regulador na Deliberação ERC/2025/250 (parecer), de 21 de julho de 2025.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social emite parecer prévio e vinculativo sobre a destituição e nomeação dos diretores e diretores-adjuntos de órgãos de comunicação social pertencentes ao Estado e a outras entidades públicas que tenham a seu cargo as áreas da programação e da informação.














