Multa milionária: clínica revela dados de Shakira e paga caro pela infração

Notícias
Marketeer
12/07/2025
18:30
Notícias
Marketeer
12/07/2025
18:30


Partilhar

A Clínica Delgado-Auna, localizada em Lima, no Peru, foi multada em cerca de 188 mil dólares pela divulgação indevida de informações médicas da cantora Shakira.

A sanção foi aplicada pela Superintendência Nacional de Saúde (SuSalud), que classificou o incidente como uma infração grave contra o direito à intimidade, dignidade e confidencialidade clínica.

A multa, correspondente a 125 Unidades Impositivas Tributárias (UIT) – o equivalente a mais de 668 mil soles peruanos –, foi aplicada após a divulgação pública do boletim médico da artista em fevereiro de 2025, quando esta deu entrada na clínica com fortes dores abdominais, horas depois de aterrar na capital peruana. O incidente levou ao adiamento de um dos dois concertos previstos no Estádio Nacional, como parte da sua digressão Las mujeres ya no lloran.

No mesmo dia em que Shakira foi hospitalizada, parte da sua informação clínica começou a circular nas redes sociais, numa clara violação do dever de confidencialidade médica. A própria clínica emitiu um comunicado oficial a condenar a fuga de informação, reforçando que todo o pessoal de saúde está vinculado a obrigações legais de confidencialidade e proteção de dados.

“O profissional médico deverá cumprir os padrões de proteção de dados, políticas de confidencialidade e demais diretrizes da clínica. Contamos com o seu compromisso para continuar a prestar um serviço médico contínuo, coerente e centrado na vida”, referiu o comunicado da instituição.




Notícias Relacionadas

Ver Mais