O motivo pelo qual pode receber um pagamento inesperado da Amazon se tiver utilizado a aplicação
A Amazon é, sem dúvida, o maior site de comércio eletrónico do mundo. Fundada por Jeff Bezos, a plataforma oferece quase tudo.
Uma das garantias positivas da Amazon é que permite devolver artigos comprados de forma fácil e gratuita, desde que os requisitos do período de teste sejam cumpridos e os produtos não tenham sido utilizados.
Muitas pessoas confiam na plataforma por este motivo, pois sabem que não terão problemas em receber o dinheiro de volta caso decidam devolver o produto que não as satisfaça.
Embora isto nem sempre aconteça, como relata a Bloomberg, a Amazon foi apanhada a emitir reembolsos a clientes que devolveram produtos e nunca receberam o dinheiro de volta, e há alguns casos que envolvem produtos devolvidos em 2018.
“Após uma revisão interna recente, identificámos um subconjunto muito pequeno de devoluções que não foram resolvidas porque não conseguimos verificar se o artigo correto nos tinha sido devolvido”, explicou a empresa. E como não conseguiram esclarecer a situação, “decidimos emitir reembolsos integrais para estas devoluções”.
Vários utilizadores publicaram em redes como o Twitter (agora X) ou o LinkedIn que a Amazon lhes reembolsou de facto por produtos que devolveram há vários anos.
Há ainda outros que afirmam ter recebido dinheiro da Amazon sem qualquer explicação, e alguns dizem que receberam reembolsos por produtos que nunca devolveram.
Este não é propriamente um ato voluntário de boa-fé, a empresa enfrenta atualmente uma possível ação coletiva alegando que deixou sistematicamente de reembolsar os clientes ou reverteu reembolsos já emitidos. O processo foi aberto em 2023, mas só em abril passado é que um juiz rejeitou o pedido da Amazon para o arquivar.
Portanto, a Amazon tomou medidas e está a devolver o dinheiro devido aos utilizadores, pelo que poderá receber um reembolso da Amazon nas próximas semanas.














