
Evax oferece até um milhão de pensos higiénicos em segunda edição da iniciativa contra a pobreza menstrual
Após o sucesso da primeira edição, a Evax dá continuidade à sua iniciativa de combate à pobreza menstrual, com o lançamento da segunda edição da campanha que visa sensibilizar para a realidade das jovens em situação de vulnerabilidade, no contexto escolar. A ação conta com a parceria da ENTRAJUDA, através da qual serão distribuídos pensos higiénicos a jovens que enfrentam dificuldades de acesso a produtos menstruais. A contribuição será de até um milhão de pensos.
Até o dia 30 de abril, na cada compra de um pack Evax CottonLike ou Evax Liberty, a Evax contribuirá com um penso higiénico, reforçando o apoio às jovens que mais necessitam. O objetivo é permitir que tenham acesso a produtos essenciais para a sua saúde e bem-estar.
Um estudo realizado pela Spirituc, a pedido da Evax, revelou dados alarmantes sobre a prevalência da pobreza menstrual em Portugal. De acordo com a pesquisa de fevereiro de 2024, 17,2% das jovens inquiridas afirmaram conhecer alguém que já faltou às aulas devido à incapacidade de adquirir produtos menstruais. Além disso, 25,5% das participantes indicaram que já tiveram amigas que lhes pediram produtos menstruais por não conseguirem comprá-los. O estudo também revelou que 19,1% dos portugueses conhecem casos de pobreza menstrual, evidenciando a extensão do problema.
A colaboração com a ENTRAJUDA permitirá que os pensos higiénicos cheguem diretamente às jovens que mais necessitam, através de uma vasta rede de apoio a escolas e instituições em todo o país.
Isabel Jonet, diretora da ENTRAJUDA, sublinha a importância desta parceria, destacando que “a pobreza menstrual afeta muitas jovens em Portugal que, por falta de recursos, têm um impacto real na sua vida quotidiana com consequências graves, como o absentismo escolar ou o isolamento durante o período menstrual”.
“Existe ainda, hoje em dia, um tabu em relação à menstruação. Neste sentido, a iniciativa da EVAX tem o duplo mérito de chamar a atenção para um problema real e tentar minorá-lo, garantindo um direito reconhecido pela ONU, em 2014, como um direito humano e uma questão de saúde pública. Para a ENTRAJUDA esta é uma parceria que gera muito valor social e tem um impacto real na vida de muitas jovens”, indicou Jonet.
Mariana Faria, da Equipa Técnica do Lar de Santa Cruz, uma das instituições apoiadas pela primeira edição, reforça também que “esta contribuição é muito importante”.
“Sendo uma Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo, que acolhe adolescentes do sexo feminino, é imprescindível promover uma boa higiene menstrual. A ajuda que estamos a receber vai-nos permitir garantir que as nossas jovens terão menos uma preocupação nas suas vidas tão atribuladas, para tão tenras idades”, sublinhou.
Já Ana Oliveira, Brand Manager da Evax, reitera que “a educação e a sensibilização são igualmente cruciais para combater a pobreza menstrual de forma eficaz e duradoura”.
“Temos como objetivo quebrar o tabu em torno da menstruação, promover a saúde menstrual e empoderar as raparigas com a informação e os recursos necessários para gerirem o seu período com confiança. Ao combinar o acesso a produtos com a educação, podemos criar um impacto ainda maior e contribuir para um futuro onde a menstruação não seja uma barreira para nenhuma jovem”, indicou.
A campanha conta ainda com a participação da atriz Jessica Athayde e da fadista Sara Correia, que, através dos seus perfis nas redes sociais, ajudarão a difundir a mensagem de sensibilização e a comunicação da iniciativa, alcançando ainda mais pessoas.