Já jogou Pickleball? Saiba onde pode praticar o desporto que se tornou viral nas redes
No CNS Santa Cruz é possível jogar pickleball com vista para o mar num campo com as medidas oficiais para a competição. A modalidade foi criada nos EUA, na década de 1960, e assemelha-se ao ténis e ao padel.
No CNS Santa Cruz Movement & Nature House, recentemente inaugurado, é propício à prática desta modalidade: ‘A sua localização, em frente ao Atlântico, permite descobrir um espaço pleno de atividades para uma vida ativa e mais saudável com várias opções, entre elas um campo para a prática de pickleball com as medidas oficiais para competição.”
Este é um desporto que se destaca pelas suas especificidades. É já um fenómeno das redes sociais, é semelhante ao ténis e ao padel, mas com regras diferentes. Joga-se com raquetes mais pequenas e mais leves e com uma bola de plástico perfurada, que salta menos.
Criado, em 1965, por Joel Pritchard na ilha de Bainbridge, no estado de Washington, este desporto nasceu de uma ideia improvisada: Joel e o amigo Bill Bell, ao encontrarem as suas famílias aborrecidas, decidiram criar uma atividade usando um campo de badminton, raquetes de pingue-pongue e bolas de Wiffle.
Uma das particularidades do pickleball é a “regra dos dois ressaltos”, que exige que a bola toque no chão uma vez de cada lado antes de ser trocada no ar, promovendo jogadas estratégicas. Adicionalmente, a zona de não voleio, conhecida como kitchen, impede voleios junto à rede, tornando o jogo ainda mais desafiante.
O campo de pickleball do CNS Santa Cruz dispõe das medidas oficiais para competições, ou seja, 13,41 metros de comprimento, 6,1 de largura, sendo que cada área kitchen mede 2,13 metros e a área de serviço 4,57. Ao centro, a rede tem 91,5 centímetros de altura.
“Optámos por construir este campo, aqui nas nossas instalações, porque o pickleball é um desporto inclusivo, estratégico e extremamente divertido, acessível a todas as idades. Após experimentarmos a modalidade nos Estados Unidos, percebemos o seu potencial para conquistar novos praticantes e decidimos trazê-la para a Europa, oferecendo a quem nos procura uma experiência inovadora, semelhante ao ténis e ao padel, mas com características únicas que promovem a socialização, a saúde e o bem-estar”, enquadra Mariana Leitão, diretora do CNS Santa Cruz.
Na sua génese, esta modalidade foi pensada para ser inclusiva, ao permitir uma maior sociabilização e as regras, simples, tornam-na acessível para iniciantes. Contudo, a sua dinâmica rapidamente evolui para um jogo estratégico, ideal para os mais competitivos.
Para quem nunca experimentou este desporto, o CNS Santa Cruz tem à disposição dos hóspedes um instrutor que, num briefing, dá a conhecer as regras do jogo e dirige as sessões no campo.
Com o tempo, mas sobretudo nos últimos anos, o pickleball tornou-se um fenómeno global e em Portugal há cada vez mais entusiastas da modalidade, que chegou a terras lusas em 2017, havendo já uma seleção nacional.