IKEA alia-se à Universidade Nova de Lisboa no combate à crise no alojamento de estudantes
A Ikea Portugal junta-se ao projeto Rede ¼, uma iniciativa da Universidade NOVA de Lisboa que visa resolver a crescente crise habitacional, conectando estudantes universitários com anfitriões dispostos a oferecer quartos para arrendamento a preços acessíveis.
O projeto surge como resposta à falta de alojamento adequado para estudantes deslocados, um problema que afeta atualmente cerca de 175.000 jovens em Portugal.
De acordo com dados do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), apenas 10% dos estudantes deslocados têm acesso a residências universitárias, deixando uma grande parte da população estudantil sem opções acessíveis. Este cenário tem um impacto particular nas famílias social e economicamente mais vulneráveis, dificultando a escolha de jovens em momentos decisivos das suas vidas académicas.
Através da Rede ¼, a Ikea Portugal não só contribui para o aumento da oferta de alojamento, mas também busca combater a solidão dos estudantes e oferecer aos anfitriões uma fonte de rendimento adicional. A marca sueca vai oferecer, no primeiro ano do projeto, soluções de mobiliário e decoração para equipar 6 quartos completos e 20 quartos de forma parcial, assegurando conforto e funcionalidade para os estudantes que começam a viver fora de casa pela primeira vez. Além disso, os primeiros 50 estudantes a reservar o quarto terão direito a um cartão IKEA no valor de 50€ para personalizar o seu espaço.
“Na IKEA, acreditamos que todos têm direito a uma casa confortável, funcional e acessível. Sabemos, no entanto, que essa não é a realidade de muitos estudantes universitários, para quem o quarto arrendado é muitas vezes a primeira casa fora de casa. Estamos convictos de que a Rede 1/4 contribuirá para um melhor dia a dia de muitos estudantes e de quem os vai acolher nas suas casas e, por isso, temos um enorme prazer em apoiar a sua concretização.”, afirma Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da IKEA Portugal.