Da ficção para a realidade: Novos óculos inteligentes da Meta vão fazer com que se sinta Tony Stark

Estão lançados os novos óculos inteligentes Ray-Ban da Meta com três novas funcionalidades. Mark Zuckerberg prometeu que esta nova tecnologia será “a próxima grande plataforma informática” já a partir de 2030 e agora começam a surgir os primeiros indícios do que se avizinha.

Os óculos inteligentes com que muitos sonham depois do filme do “Iron Man”, parecem ganhar vida saltando da ficção para a realidade. Os Ray-Ban da Meta trazem IA e traduções em tempo real e integração com o Shazam.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mark Zuckerberg (@zuck)

No caso das duas primeiras funcionalidades, estão limitadas aos membros do Programa de Acesso Antecipado da Meta, já o Shazam está disponível para todos os utilizadores nos EUA e no Canadá.

A IA em tempo real e as traduções em tempo real foram inicialmente apresentadas no evento Meta Connect 2024, realizado no início deste ano quando Zuckerberg comparou o aparecimento dos smartphones que substituíram os computadores em diversas funções, “sem os substituir por completo”.

A funcionalidade de IA em tempo real permite conversar naturalmente com o assistente de IA da Meta enquanto este observa continuamente o seu ambiente. A Meta afirma que os utilizadores poderão usar a funcionalidade em tempo real durante aproximadamente 30 minutos com uma carga completa.

Já a tradução em tempo real permite que os óculos traduzam a fala em tempo real entre inglês e espanhol, francês ou italiano.

No caso do Shazam, basta solicitar ao assistente Meta AI que identifique uma música ao ouvi-la.

Artigos relacionados