10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025

A urgência competitiva da sustentabilidade, o conforto e o alcance das transmissões ao vivo, o poder do engajement das media sociais e o apelo por transparência na abordagem industrial liderada pela inteligência artificial foram alguns dos pontos apontados como tendências de marketing para o próximo ano no relatório Marketing Trends 2025, da Kantar.

Para chegar aos elementos que devem ajudar as marcas a garantir a atenção do consumidor num mercado cada vez mais competitivo, a empresa realizou análises apoiadas em amplos dados comportamentais considerando um ambiente marcado por mudanças sociais, demográficas, regulatórias e legislativas.

De acordo com Milton Souza, CEO da Kantar Insights Brasil, com base nas opiniões da equipa de especialistas da empresa, foram analisadas e recomendadas macro e micro tendências. O objetivo é que os profissionais de marketing considerem os temas como parte do planeamento estratégico para a jornada de crescimento das suas marcas em 2025.

O relatório destaca dez tendências que farão a diferença em 2025:

A segurança será o centro das atenções com a IA generativa

Os profissionais de marketing ainda estão a tentar perceber como implementar a IA, qual será o seu impacto e quais são os riscos que trará. Tudo, porque são frequentemente reveladas novas funcionalidades e o medo de ficar para trás é real: mais de um em cada três profissionais não acredita que tanto eles como as suas equipas tenham as competências de IA que a empresa necessita.

A proveniência dos dados utilizados pela IA, por sua vez, também será um grande problema em 2025. À medida que a IA se torna mais sofisticada, mais pessoas vão exigir transparência.

Sustentabilidade será um trabalho de marketing

Com a promessa de que 2025 será um grande ano para a legislação de sustentabilidade, aumentando o impacto nas principais economias do mundo, as marcas devem abordar o tema tanto como uma oportunidade quanto como um risco.

Na avaliação de Souza, até agora, a maioria dos profissionais de marketing não teve um desempenho satisfatório em fazer com que a sustentabilidade fosse vista como algo significativamente diferente pelos consumidores.

A inclusão será um imperativo para o crescimento das marcas

O relatório da Kantar dá conta de que as empresas têm a obrigação de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa. No entanto, enquanto as evidências de que a inclusão leva ao crescimento da marca continuam a aumentar, os profissionais de marketing ainda subestimam o seu impacto.

Redes sociais precisam inovar para reconquistar a atenção

Pouco menos de um terço das pessoas afirma que os anúncios nas redes sociais captam a atenção. Os profissionais de marketing tendem a culpar a falta de atenção do público mais jovem, mas o desencanto é partilhado por consumidores de todas as gerações.

Em 2025, a atenção nas redes sociais terá de ser conquistada de forma contínua e consistente. E a qualidade do envolvimento, que tem o maior impacto na eficiência criativa, tornar-se-á ainda mais importante. Para Souza, o caminho para a conquista passará pela criatividade e pela inovação visual inseridas em novas formas de contar velhas histórias.

A desaceleração do crescimento populacional

As empresas dependem do crescimento populacional para impulsionar as vendas. Mas, atualmente, a taxa de crescimento global é inferior a 1% e a previsão é que o número seja negativo até ao final do século.

Na avaliação do CEO da Kantar, o declínio populacional cria uma urgência para que os profissionais de marketing predisponham mais pessoas à sua marca, reivindiquem uma posição na mente dos consumidores e encontrem novos espaços para crescer.

Em busca de uma estratégia que considere todos os formatos de vídeo

Entre os canais de difusão tradicionais, as plataformas de subscrição e os serviços baseados em anúncios, existe atualmente uma grande variedade de opções de consumo de vídeo. Isto, consequentemente, torna difícil para os profissionais de marketing saber qual a melhor forma de posicionar a publicidade.

No próximo ano, os executivos terão de ter estas nuances em mente, testando e aprendendo a encontrar a combinação certa para cada campanha. Em termos de dados, um pequeno número planeia diminuir os seus investimentos em televisão gratuita no próximo ano, enquanto mais de metade dos profissionais de marketing planeia aumentar os investimentos em streaming.

As marcas beneficiarão do poder das comunidades de criadores de conteúdo

As comunidades de criadores de conteúdo, quer sejam sobre desporto, beleza ou qualquer outro tema, têm um grande poder para atrair mais pessoas para uma marca. Isto significa que eles podem atuar como uma ponte vital para estabelecer confiança com os consumidores.

Souza insistiu que estes acordos são uma via de dois sentidos: trabalhar com os criadores de conteúdo para perceber o que procuram é extremamente importante para quem quer aumentar a sua base de utilizadores e as receitas de publicidade.

Ultrapassar os limites da inovação

A inovação será essencial para as grandes marcas que não conseguem crescer facilmente. A boa notícia é que existem muitas lições sobre a forma como as empresas inovam para inspirar 2025. Neste cenário, as marcas que encontrarem novos espaços para operar podem duplicar as suas hipóteses de crescimento.

A transmissão em direto continuará a ser forte

As plataformas de transmissão em direto, como o Taobao Live, Douyin e WeChat, chegam a metade da população da China para entretenimento e compras. E algumas previsões sugerem que as vendas de transmissão em direto representarão 20% do comércio retalhista total até 2026.

Até 2025, a estratégia poderá desempenhar um papel importante na atração de espectadores e no incentivo às compras. E, embora o comércio a retalho em direto seja mais adequado para artigos pequenos e de rápida movimentação, todos os sectores podem beneficiar deste canal.

Evolução das redes de media de retalho

As redes de media de retalho estão a transformar a forma como as marcas interagem com os consumidores, permitindo anúncios mais direcionados e personalizados em vários pontos de contacto: sites de retalhistas, aplicações, meios de comunicação de parceiros terceiros e até mesmo ecrãs digitais nas lojas.

Ao colaborar com os retalhistas, os profissionais de marketing podem ser mais precisos na segmentação e personalização da sua estratégia, o que, por sua vez, significa que podem ser utilizadas informações detalhadas sobre os consumidores para otimizar os gastos com publicidade e melhorar a eficácia das campanhas.

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