O CEO da Lego quer igualar o sucesso do Fortnite com mais acordos de jogos
O CEO da Lego quer copiar o sucesso do Fortnite com mais acordos de jogos. De acordo com o director executivo da marca, a Lego A/S está à procura de novas parcerias digitais, após o sucesso do Fortnite com a Epic Games, que já atingiu 83 milhões de pessoas.
A Lego precisa de manter-se relevante para os seus utilizadores, que «estão cada vez mais presentes digitalmente», disse Niels B. Christiansen numa entrevista.
Com o Lego Fortnite, a empresa dinamarquesa está a tentar afastar a concorrência dos dois principais rivais – a Mattel Inc. e a Hasbro Inc. – depois de ambas as marcas norte-americanas terem tido grande sucesso com empreendimentos recentes fora do mundo dos brinquedos físicos.
A versão em aplicação do jogo de tabuleiro Monopólio, da Hasbro, tornou-se um dos principais jogos para telemóvel de todos os tempos, gerando milhares de milhões de dólares em receitas, enquanto o filme da Barbie, da Mattel, foi um dos maiores êxitos de 2023.
«Vamos continuar a desenvolver-nos no mundo digital. Não é novidade para o Grupo Lego fazer parcerias e acordos de licença, e é claramente nossa ambição que façamos mais,» afirmou o CEO da Lego.
A Lego tem estado envolvida nos videojogos desde a década de 1990, mas com sortes variadas. O Lego Universe, um jogo online para vários jogadores lançado em 2010 a um custo elevado, foi encerrado em 2012 por não ter gerado receitas suficientes. Entretanto, a Lego tem tido mais sucesso com os seus jogos licenciados, incluindo os construídos em torno dos universos Batman, Star Wars e Harry Potter.
O fabricante de tijolos de brinquedo coloridos avançou que o lucro operacional para os primeiros seis meses do ano saltou 26% para um recorde de 8,1 mil milhões de coroas (1,1 mil milhões de euros). As vendas ao consumidor cresceram 14%, numa altura em que o mercado global está a lutar para se expandir.
Nem a Hasbro nem a Mattel registaram um aumento das vendas no mesmo período, sublinhando que a empresa dinamarquesa está actualmente em vantagem.
O Lego Fortnite, lançado em Dezembro, foi apontado como um concorrente do Minecraft, da Microsoft Corp., e oferece às crianças uma nova forma de jogar o jogo de tiro na terceira pessoa, concebendo aldeias e concentrando-se na sobrevivência a longo prazo.
«A Lego já introduziu várias actualizações, incluindo uma versão Star Wars em Maio», disse o CEO, acrescentando que «o jogo vai continuar a expandir-se. Em Outubro, serão colocadas à venda figuras em miniatura do Lego Fortnite. Apesar de ser um jogo digital, também queremos dar aos nossos utilizadores a oportunidade de criar o seu próprio jogo físico em torno dele».
A Lego é controlada pela terceira e quarta gerações da família do bilionário Kirk Kristiansen. De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, Kjeld Kirk Kristiansen tem um património líquido de cerca de 7,2 mil milhões de euros, o que faz dele uma das pessoas mais ricas da Dinamarca.
Em 2022, a holding da família, Kirkbi, investiu mil milhões de dólares na Epic Games, criando o cenário para a actual parceria. Embora o acordo da Lego com o fabricante de videojogos só tenha surgido mais tarde, Christiansen disse que tinha sido um desenvolvimento natural. «Quando se entra numa parceria desta dimensão e se cria um jogo da dimensão do Lego Fortnite, é uma grande aposta. Mas também pensamos que é relevante, a longo prazo, que o Grupo Lego se posicione aqui», conclui.