Já arrancou a Feira do Livro de Lisboa 2024. Há mais de 960 marcas e 140 participantes
Já arrancou mais uma edição da Feira do Livro de Lisboa, que leva ao Parque Eduardo VII 960 marcas editoriais representadas por 140 participantes, distribuídos por 350 pavilhões, além do Espaço dos Pequenos Editores e do Plano Nacional de Leitura.
Com mais de 3 mil actividades programadas, o evento conta com um horário de abertura antecipado para as famílias (10h horas aos sábados, domingos e feriados e 12h nos dias de semana), novos serviços de apoio ao visitante como bengaleiro e 2 espaços de apoio às famílias com crianças pequenas, em parceria com o Centro do Bebé.
A Hora H está de volta aos dias de semana de 2.ª a 5.ª feira (à excepção dos feriados), na última hora de funcionamento da Feira, durante a qual os visitantes têm acesso a descontos mínimos de 50% numa vasta selecção de livros.
A feira conta com a apresentação de livros e a presença de vários autores nacionais e internacionais, quer seja para sessões de autógrafos, quer para apresentações ou lançamentos de novidades, e uma programação infantil com actividades dedicadas aos mais novos.
Exemplo disso é a iniciativa Acampar com Histórias, que permite a crianças entre os oito e os 10 anos (mediante inscrição) dormirem no Parque Eduardo VII na envolvência da literatura e longe dos equipamentos electrónicos. Esta acção vai ter seis sessões (sextas e sábados) e tem capacidade para 25 crianças/noite. Um regresso daquela que é a sexta edição desta iniciativa, realizada em parceria com a McDonald’s.
Ao nível da acessibilidade, a Feira do Livro introduziu várias melhorias nas rampas de acesso a vários equipamentos, reforçou-se a oferta de casas de banho adaptadas e, numa parceria com a ColorADD, disponibiliza nesta edição o “alfabeto das cores”, permitindo que daltónicos consigam identificar/localizar os diferentes espaços da feira.
O pavilhão “Doe os seus Livros” também está de volta: uma acção desenvolvida em parceria com o Banco de Bens Doados, que conta com mais de 264 mil livros angariados desde 2015, na qual os visitantes podem doar, todos os dias, os livros que já não precisam a crianças apoiadas por instituições da ENTRAJUDA, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens.