Lisboa recebe fim-de-semana dedicado à arte contemporânea com rota gratuita
Galerias, museus e ateliers, projectos públicos e colecções privadas abrem as portas, em Lisboa, com novas exposições, talks, finissages e concertos, de entrada gratuita, para celebrar a arte contemporânea.
Artistas nacionais e internacionais, nomes consagrados e talentos emergentes, estarão lado a lado num diálogo entre diferentes manifestações artísticas, na 5.ª edição do Lisbon Art Weekend (LAW), que se realiza entre 9 e 12 de Novembro.
Estão confirmadas as presenças de 3+1 Arte Contemporânea, Appleton, Atelier Concorde, Balcony Gallery, Casa da Liberdade – Mário Cesariny e Perve Galeria, Cristina Guerra Contemporary Art, Dialogue Gallery, Document, Duplex, Eritage Art Projects, Fábrica das Águas, Galeria 111, Galeria Bruno Múrias, Galeria Diferença, Galeria Filomena Soares, Galeria Foco, Galeria Francisco Fino, Galeria Miguel Nabinho, Galeria Nave, Galeria Vera Cortês, Hangar Centro de Investigação Artística, Jahn und Jahn, Kunsthalle Lissabon, La Junqueira Artists Residency, Madragoa, Monitor Lisbon, mono, Movart, No-No Gallery, NowHere, Underdogs Gallery, Zaratan – Arte Contemporânea.
Em algumas mostras, os visitantes serão conduzidos pelos próprios artistas ou pelos curadores para dar a conhecer as obras apresentadas.
Uma novidade nesta edição, é o lançamento do Prémio Arte, com o apoio do Idealista, o site do mercado imobiliário e de negócios, e da RedCollectors, o marketplace de arte. O objectivo desta iniciativa é adquirir uma obra que irá integrar a colecção do Idealista, com consultoria da RedCollectors. Ambos colaboram também no registo das exposições em 3D, o que permite aumentar a difusão e promoção do evento.
A abrir o evento, no dia 9 de Novembro, até às 18h, a Galeria Miguel Nabinho promove visitas guiadas pelas obras de Pedro Cabrita Reis. Às 16h, a tour, na Kunsthalle Lissabon, dá a conhecer o trabalho de Teresa Solar. Às 17h, os artistas Pedro Tudela e Sara Mealha conduzem a visita na Appleton, um espaço independente, sem fins lucrativos, que pretende contribuir para a produção, reflexão e divulgação do pensamento e da prática artística contemporânea. O programa continua até às 22h com mais visitas.
No dia 10, a partir das 12h, é possível conhecer o atelier e o trabalho do artista Diogo Evangelista, na Biblioteca dos Coruchéus, pela Galeria Francisco Fino. Às 15h, realiza-se uma visita guiada à exposição de João Onofre, na Cristina Guerra Contemporary Art. Às 17h, na Duplex, a visita é guiada pelo curador da exposição colectiva que reúne mais de 50 artistas. Às 17h30, a Casa Dell’Arte Club House / Listambul, revela a sua colecção privada. Na Monitor, às 19h30, tem lugar uma performance por Daniel V. Melim.
No dia 11, há brunch e visita guiada pelas obras de Rui Chafes e Olaf Metzel, na Jahn und Jahn. Das 13h às 16h, a proposta é para se juntar à talk com o artista Márcio Vilela e à visita guiada à exposição com brunch, na Galeria Foco, no Intendente. Às 15h, na Galeria Filomena Soares, a visita guiada percorre as criações de Ricardo Valentim e Christian Philipp Müller. A partir das 16h, inaugura a exposição de Samuel Rama, na Galeria 111. A Document estreia o filme do artista visual Andrew Norman Wilson.
No dia 12, às 12h, com a arquitectura da estação de comboios do Rossio como cenário, o espaço de cowork sustentável Heden Rossio recebe a Art Talk “Criação, Curadoria e Cura”, entre Gisela Casimiro, escritora, artista e performer, e o escritor e artista, André Tecedeiro. Às 14h, com lugares limitados, a visita guiada às exposições “Atravessar uma ponte em chamas”, da artista belga Berlinde de Bruyckere, e “Objeto, Corpo e Espaço”, que revisita os géneros artísticos a partir da década de 1960, no novo Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, que inaugura duas semanas antes do LAW, e que tem entrada gratuita entre as 10h e as 14h, nesse domingo. Também às 14h, há uma performance no edifício Ando Living (Rua Alexandre Herculano, 50, 10º).