Dos anos 70 aos 90: fotos das bandas punk em exposição no Centro Cultural de Cascais
Já pode ser vista no Centro Cultural de Cascais a exposição “Days of Punk”, uma colecção fotográfica do americano Michael Grecco de ícones da música como The Clash, Johnny Rotten, Ramones, Wendy O. Williams (dos Plasmatics), The Dead Keneddys, Billy Idol, Siouxsie and the Banshees, Adam Ant, Lene Lovich, Aimee Mann, entre outros.
Os artistas foram fotografados sem filtros ou artifícios pelo fotógrafo e cineasta no auge da cena punk nos Estados Unidos. A mostra em Portugal é uma produção da Fundação D. Luís I, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.
As mais de 100 fotografias apresentadas em “Days of Punk” datam do final dos anos 70 até ao início dos anos 90, quando Michael Grecco testemunhou a explosão da cena punk, pós-punk e new wave em concertos e clubes nocturnos em Boston e Nova Iorque.
Além das fotografias, os visitantes poderão experienciar paisagens sonoras especialmente criadas para “Days of Punk”, em colaboração com Roger Miller e Peter Prescott da banda de culto Mission of Burma. A componente de vídeo da exposição inclui imagens de arquivo captadas pelo próprio Grecco e o testemunho de algumas das personagens que, na altura em que as fotos foram tiradas, também participavam na cena punk norte-americana.
Além disso, serão exibidos objectos da colecção pessoal de Michael Grecco, incluindo fac-similes da revista Boston Rock e posters originais criados pelo artista e antigo membro dos Human Sexual Response Dini Lamot.
“Days of Punk” estará patente no Centro Cultural de Cascais até 28 de Janeiro de 2024.