UPPartner: Comunicação em simbiose

MARKETEER CONTENTS

Na UPPartner, a grande missão é ser um business partner dos clientes e de todos os stakeholders da marca

Hélio Soares, CEO UPPartner

Desde cedo que adoptámos o conceito One Health, que assenta na nossa visão de um mundo perfeitamente equilibrado e em harmonia, no qual a nossa saúde, a dos animais e a do meio ambiente são indissociáveis. A saúde das marcas entra, naturalmente, nesta equação, tanto as que hoje são líderes e que assim ambicionam continuar, como as que (ainda) não o são, mas que procuram afincadamente sê-lo e que um dia poderão chegar ao tão desejado objectivo. Esta filosofia de total equilíbrio está ref lectida em todas as nossas áreas de actuação, o que torna a UPPartner um mundo de comunicação em simbiose.

Colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, comunidade, planeta, estamos todos em sintonia. Sempre soubemos que a inovação é uma questão de sobrevivência. Tendo isso em mente, sentimos uma necessidade constante em redobrar a nossa atenção e reorientar as nossas áreas de especialização. Para tornar isto possível, o ritmo tem sido marcado pela capacidade de atracção e retenção do melhor talento em todas as circunstâncias. Na UPPartner, não nos limitamos a teorizar, contratamos especialistas e com eles fazemos acontecer tudo aquilo a que nos propomos. Temos, por isso, procurado as melhores parcerias, seja junto do ensino universitário, seja de empresas nacionais e internacionais de referência, com projectos de qualidade comprovada.

NOVAS ÁREAS DE NEGÓCIO

Parte integrante da transformação dinâmica das nossas áreas de actuação é o surgimento de novas unidades de negócio. A UPPartner nasceu há mais de três décadas, com duas áreas core: Retalho e Eventos, nas quais devo salientar a nossa incontestável experiência em ambas. No Retalho, temos vindo a apostar em novas formas de trabalhar, onde o digital tem sido uma presença assídua. Já na área dos Eventos, somos afiliados, há mais de uma década, da 27Names, um parceiro internacional e uma rede colaborativa de inovação e criatividade à escala europeia, que actua em mais de 21 países, o que nos tem permitido obter projecção além-fronteiras. Integramos este colectivo de agências especialistas em Live Marketing desde 2010, permitindo- nos colocar as marcas, produtos e serviços dos nossos parceiros a dar cartas nos mercados europeus.

Estas nossas áreas estão em constante evolução para uma ainda maior especialização, o que as tem mantido como os nossos pilares, mas também geraram a sustentabilidade necessária para a criação de novas áreas, igualmente transformadoras e complementares. Somos ávidos seguidores de processos inteligentes de negócio, estratégia que aplicamos nas nossas áreas core e nas que fomos criando ao longo destes 34 anos. Importa referir que, além das áreas já mencionadas, fomos complementando o nosso leque de serviços com áreas como a de PR & Influencer Marketing. Um passo deliberado e estratégico com o intuito de – em estreita colaboração com as restantes áreas de actuação da UPPartner – proporcionar, às várias marcas, formas diferenciadas de amplificarem as suas mensagens, nos diferentes formatos e canais de comunicação. Na área de Human Healthcare contamos com mais de uma década de experiência e desenvolvemos estratégias integradas, criativas e personalizadas para cada público-alvo, sejam eles profissionais de saúde, pacientes, equipas internas ou decisores.

Seleccionamos e recomendamos os canais e suportes adequados de comunicação em cada projecto, elaborando uma estratégia de comunicação de A a Z, desde o desenvolvimento conceptual e criativo, às peças de comunicação físicas e digitais, passando pelo content e medical writing, até à presença em congressos e eventos (incluindo stands e dinamizações). Tudo pensado à medida dos objectivos de cada marca, de forma altamente personalizada e com o twist de inovação que nos caracteriza. Já a Animal Health é uma área que abraça parcerias e soluções estratégicas de comunicação em Saúde Animal, e que conta com um veterinário residente, alicerçado no conhecimento técnico da restante equipa experiente de comunicação em saúde.

Uma área transversal, a de Comunicação & Design, é onde encontramos distintos backgrounds e áreas de expertise – design gráfico, industrial ou web design, comunicação e multimédia, copywriting, arte final, publicidade e marketing –, que nos permitem marcar pontos nos múltiplos tabuleiros que dão forma ao mercado, bem como contornar a complexidade que muitos deles encerram. Distribuição e Retalho, Higiene e Beleza, Ambiente, Tecnologia, Equipamentos e Construção, ou Vinhos, são apenas alguns exemplos dos vários mercados onde podem encontrar o nosso know- -how e criatividade. Afirmamos que o nosso sucesso advém, em grande parte, desta estrutura fora de série – pouco comum na realidade nacional –, na qual prevalece uma articulação e complementaridade entre as diversas áreas.

CONHECIMENTO DAS PESSOAS

A elevar o nosso diferencial, transversal e a “alimentar” todas as áreas de actuação da UPPartner, temos o factor conhecimento. Defendemos que nada deve ser deixado ao acaso, sobretudo em ambiente profissional. Escutar, contemplar, perguntar, analisar, produzir, partilhar e monitorizar são tarefas diárias. Como tal, nos bastidores da UPPartner contamos com uma unidade de geração de conhecimento dedicada a estudar o mercado, os insights, as audiências e as tendências, com assets especializados em marketing research, psicologia ou comportamento do consumidor para apoiarmos os nossos clientes. Mas no cent ro da est ratégia da UPPartner estão, invariavelmente, as pessoas. Somos o que somos graças às pessoas: aos nossos clientes, aos nossos parceiros, aos nossos fornecedores e, de extrema importância e acima de tudo, aos nossos colaboradores.

São os nossos game changers. Por isso, valorizá-los e protegê- los é uma prioridade. Como? A somar aos atractivos-base que são a perspectiva de carreira, a formação e a remuneração, orgulhamo-nos de ir mais além, através de um pacote de employee benefits, indispensáveis para motivar e reter o nosso talento (e, como bónus, atrair mais pessoas). Somos 45 colaboradores e orgulhamo-nos de contar com colegas há mais de 25 anos na equipa. Adicionalmente, temos uma política interna de promoção de saúde mental da equipa, com acordos activos no domínio da saúde e do bem-estar. No entanto, não pensamos apenas nas nossas pessoas, per se, mas também nos seus animais de estimação. Sabendo que o bem-estar deles é o nosso bem-estar, sempre fomos f lexíveis no que diz respeito a dispensar ou permitir o trabalho remoto para assistência aos animais de companhia em situação de doença. A somar, concedemos dias de luto pela morte dos seus animais. É o mínimo que podemos fazer para que se possam despedir dos seus amigos de forma digna e assim recuperarem emocionalmente. Somos uma empresa com real preocupação pelo trabalho feito e pelo bem-estar do nosso universo: clientes, equipa, sociedade, planeta. Isto é simbiose.

Assinamos “Think. Make. Grow. Talent.” porque não nos limitamos a reflectir sobre as coisas e a ter boas ideias, adoramos concretizar e alcançar resultados. Com esta equação simbiótica obtemos o tão ambicionado progresso (o nosso e o dos nossos stakeholders), com o qual continuaremos a atrair e a reter talento. Num abrir e fechar de olhos, já passaram 34 anos. Quem realmente nos conhece, sabe bem com o que contar para as próximas décadas. Quem quiser conhecer-nos um pouco melhor, encontra em www.uppartner.pt uma amostra daquele que é o nosso potencial, num mundo em contínua (r)evolução.

Se não anteciparmos o amanhã, alguém o fará, mas queremos ser nós!

Artigos relacionados