Rute Gonçalves substitui Filipa Appleton no Marketing da Galp
A Galp nomeou Rute Verschneider Gonçalves como nova directora de Marca, Marketing e Conveniência. A profissional, que está há 25 anos na empresa, substitui no cargo Filipa Appleton (até agora head of Brand and Marketing), que está de saída da empresa para assumir a direcção de Marketing do Continente – sucedendo, por sua vez, a Tiago Simões.
Com esta mudança, a Galp passa também a juntar às direcções de Marca e Marketing as responsabilidades sobre o departamento de Conveniência (que agrega as lojas Galp e parcerias). As três áreas ficam assim sob a liderança de Rute Gonçalves, que assume o objectivo de «ter uma visão holística e integradora» para a estratégia da marca. «Temos de garantir uma marca relevante para os clientes, alinhada com uma estratégia que impulsione os nossos negócios, construindo plataformas que nos permitam conhecer e interagir com o nosso cliente, propondo ofertas e experiências integradas, relevantes e inovadoras», refere, em comunicado.
Rute Gonçalves iniciou o seu percurso na Galp em 1998, depois de participar numa das primeiras edições do programa de trainees Generation Galp, assumindo na altura o cargo de gestora de produto, por ocasião do lançamento do cartão de fidelização FastGalp.
Desempenhou depois funções na área de retalho da Galp e foi responsável pelo Marketing do GPL da empresa, antes de integrar a direcção de Marketing Estratégico, em 2002, onde desenvolveu e implementou o rebranding da Galp para a sua marca actual. Entre 2006 e 2018, foi responsável pela gestão da marca Galp, tendo coordenado o planeamento estratégico, a publicidade e comunicação, os patrocínios e canais digitais.
Agora, assume as novas funções depois de liderar durante um ano o projecto C-Store Transformation, através do qual a energética está a transformar a sua rede de retalho na Península Ibérica.
Licenciada em Gestão e Organização de Empresas pelo ISCTE em 1998, Rute Verschneider Gonçalves completou ainda o Programa para Executivos do INSEAD, bem como um plano de Formação Avançada em Gestão na Católica Lisbon School of Business & Economics, na Porto Business School e na Universidade de Aveiro.