Já pode usar a nova ponte ciclopedonal para atravessar o Rio Trancão
Já pode ser visitada a ponte ciclopedonal sobre o Rio Trancão, que liga Lisboa a Loures. O objectivo da construção, financiada pelo fundo europeu Lisboa 2020, é reduzir a utilização do automóvel e os consumos energéticos e de emissões, humanizando a cidade e prometendo aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.
O percurso ciclopedonal terá início na rotunda da Praça Gago Coutinho (zona residencial Norte do Parque das Nações), seguindo pela Alameda dos Oceanos, Rua da Cotovia/Passeio do Trancão até à ponte ciclopedonal sobre o Rio Trancão.
Com uma extensão de 560 metros e construída maioritariamente à base de madeira, esta passagem enquadra-se na Tipologia de Intervenção do Lisboa 2020, que diz respeito à mobilidade urbana sustentável.
«Com esta ponte ciclopedonal sobre o Rio Trancão estamos a criar uma ligação entre as redes cicláveis de diferentes concelhos da Região de Lisboa e a promover a mobilidade ecológica, incentivando o uso de modos suaves e a redução das emissões de CO2. Projectos como este são estratégicos para consolidar o desenvolvimento sustentável da Região de Lisboa», diz, em comunicado, Teresa Almeida, presidente da Comissão Directiva do programa Lisboa 2030.