6 formas de lidar com comentários alimentares indesejados

Por Isabel Pedroso Silva, nutricionista, formadora e criadora da Escola Ouve O Teu Corpo e do O Podcast Da Isabel

É a tua vez de pedir no restaurante.

Hesitas, olhas à tua volta e segues a maioria.

Querias comer aquela apetitosa salada grega, mas não estás com disposição de receber comentários negativos ou perguntas desnecessárias como “A sério que estás de dieta?”.

Certamente não estás sozinho.

Um estudo publicado na Nature Human Behavior explica como o nosso círculo social influencia os nossos padrões alimentares. Examinaram, durante dois anos, 6000 funcionários do Hospital Geral de Massachusetts que comiam no refeitório do hospital. Os resultados mostraram que os alimentos comprados pelos funcionários eram mais parecidos do que diferentes, revelando como o ser humano tende a espelhar as escolhas alimentares nas do seu círculo social.

Então, como podemos equilibrar as nossas refeições quando não queremos ser o centro das atenções?

  1. Fala dos teus objectivos com clareza

Porque não te tornas na voz da experiência e expões 3 ou 4 pontos negativos de levar uma alimentação não saudável a curto e longo prazo? Explica-lhes porque é tão importante para ti ter uma alimentação saudável, comunicando com clareza e firmeza. Se não estiveres a conseguir comunicar, podes sempre usar a seguinte frase e terminar a conversa: “Estou a tentar manter hábitos mais saudáveis. Por isso, obrigada, mas vou passar desta vez”.

  1. Constrói confiança em ti mesmo

Não precisas de justificar as tuas escolhas para ninguém além de ti mesmo. Deixa bem claro que estás a fazer uma opção saudável por ti e que os outros são livres para fazeres o que quiserem. O teu grupo começará a admirar a tua liderança. Assumir o controlo da tua saúde pode ter um impacto positivo noutras pessoas que desejam fazer o mesmo.

  1. Ensaia

Fazer qualquer mudança efectiva requer planeamento. Exige que consideres os passos seguintes mentalmente, antes de agir. Pratica dizendo “não, obrigado” e lembra-te que “não” é uma frase completa.

  1. Usa a ciência a teu favor

Pensar como um cientista, de forma neutra, poderá ajudar-te a manter-te no caminho certo com as tuas metas. A ideia é entender quais são os benefícios de adoptar esses comportamentos saudáveis e concentrar-te nos factos! Desta forma, é menos provável que te distrais com as emoções num momento de confronto.

  1. Lembra-te que uma escolha não te define

É comum conectarmos uma má decisão a outra. Achamos que, porque saímos ontem à noite e comemos uma pizza gordurosa, podemos fazer a mesma coisa hoje: “Segunda-feira voltamos ao foco!”. Mas já todos sabemos que uma alimentação saudável e evitar a pressão dos colegas é um processo diário que exige consistência. Envolve agir positivamente todos os dias para descobrir o que gostas de comer e como desejas atingir os teus objectivos de saúde. Uma decisão não tão saudável não precisa de se tornar no teu padrão.

  1. Sê o influenciador com as palavras certas

Torna-te o melhor amigo das palavras “independentemente”, “mas” e “desta vez”. Por exemplo:

– “Oh, um donut/ francesinha/etc. não te vai matar!”

– “Independentemente disso, vou passar, mas muito obrigado.” Ou “Bem, mas, desta vez, vou passar. A propósito, estou a adorar esta festa!”.

Opta por ser o influenciador positivo do teu círculo! Não só poderás ter um efeito na saúde dos outros, como te lembrarás dos teus objectivos e do porquê de quereres continuar a mudar comportamentos.

Artigos relacionados