Balagan: o novo restaurante da Ericeira tem assinatura de mulheres de cima a baixo

É liderado só por mulheres, fica na Praia do Sul, na Ericeira, e tem um rooftop. Balagan é a mais recente inauguração da localidade “onde o mar é mais azul” que chega com uma mistura entre hub cultural e gastronómico para todos os que gostam de se divertir de copo na mão e à mesa.

São várias as figuras femininas por trás do nome Balagan e que vão além de Katharina Grafl, a fundadora, que também está ao leme dos tachos na cozinha. Tereza Silva é a sous chef que ao lado de Katharina Grafl traz à mesa sabores do Médio Oriente e do Mediterrâneo, desde a primeira refeição à última do dia.

Já todo o design de interiores do espaço minimalista ficou nas mãos de Ingrid Arparcio, que encabeça o Studio Bacana. A paleta de cores fixou-se nos tons terrosos – uma inspiração directa da praia e das falésias que rodeiam o espaço.

A intenção do Balagan é homenagear as tradições locais da Ericeira envolvendo toda a comunidade neste novo espaço multidisciplinar, composto por três pisos distintos. No piso térreo, está o Deli Balagan, um café e esplanada a funcionar como apoio de praia e com um menu reduzido com pequenos pratos e snacks que vão do pequeno-almoço ao almoço.

Os clientes podem começar o dia com um pequeno-almoço Balagan (8,50 euros), composto por hummus, labneh, salada picada, azeitonas temperadas, ovos mexidos com za‘atar e pão pita, uma tigela de granola (5 euros) ou até uma oriental frenchie (7,80 euros) – uma babka de chocolate estilo “rabanada“, labneh doce, tahini, dukkah e molho de frutos vermelhos.

No segundo piso, encontra-se o restaurante e rooftop, onde o Balagan concentra a sua acção principal servindo almoços e jantares. O menu mantém a inspiração mediterrânea e no Médio Oriente, cruzando com a culinária e produtos portugueses. Logo nas entradas há camarão à bulhão pato com pão pita (12,50 euros) ou borrego temperado e salsa (9,50 euros). A carta segue com opções como choco e batata doce (12,50 euros), shakshuka (7,50 euros), ou koftas de borrego em pão chato (14,50 euros) com labneh.

O menu contempla ainda alguns pratos vegetarianos como o grand Balagan mezze com hummus, babaganoush, falafel de pipocas e salada que pode ser pedido para uma, duas ou quatro pessoas. Nos doces, segue-se a tradição com um gelado artesanal de chocolate e tahini (5 euros).

Artigos relacionados