A Gleba Cascais juntou-se à Milkees e tem um brunch maravilhoso

Diogo Amorim, fundador da padaria Gleba em 2016, sempre quis levar a marca para Cascais. Não só o quis, como o fez. Mas fez mais ainda. Entendeu que teria todo o sentido aproveitar o espaço para servir um bom brunch e, por isso, tratou de convencer João Erthal, um dos sócios da Milkees, a cafetaria que, entende, serve dos melhores brunchs de Lisboa.

O menu de brunch – que passou a acontecer todos os dias da semana, a qualquer hora – é uma combinação perfeita do melhor que a Milkees tem com o bom pão de fermentação natural da Gleba, mais algumas propostas criadas para o espaço.

Num final de manhã a seguir a noite de dança no Rock in Rio, fomos até Cascais restabelecer energias com propostas saudáveis. Aliás, propostas de sabor e de perfeita confecção.

Na Milkees, menos é mais, que o mesmo é dizer que se dá valor ao real valor do bom ingrediente, pelo que o que chega à mesa traz consigo sabor natural, sem acrescentos ou invenções. Por isso, se acha que já provou o melhor açaí, é porque não experimentou este. Já para não falar do pão de queijo, cujas fornadas diárias voam, ou das cookies que são uma criação do demo. Mas, acredite, a simples tosta de abacate consegue ser surpreendente!

Então, quem chega à loja da Gleba em Cascais o que encontra é um espaço que se divide entre a padaria com as habituais variedades de pão de fermentação lenta e natural e um balcão de mármore atrás do qual se instalou a cafetaria Milkees, que já tem loja em Lisboa junto a São Sebastião da Pedreira, desde 2019.

O menu de brunch criado funciona à la carte, evitando desperdícios, e não é fixo. Se é de opções mais clássicas, tem os croissants folhados, a simples torrada em pão de espelta com manteiga de cabra (3 euros), o iogurte com granola caseira (4,20 euros), torrada ou os inesquecíveis pães de queijo feitos com queijo de ovelha (4 euros, 3un).

Entrando nas sanduíches, são várias as opções, como a Tosta Veg Picante, com queijo e jalapeños (3,90 euros), ou a Tosta Mista (3,90 euros), ou as tostas abertas entre uma de abacate e tomate (7,50 euros) e a de ovos mexidos (7,50 euros). Da cozinha podem sair ainda especialidades francesas como uns croque monsieur (7,50 euros), aqui confeccionado com molho bechamel, fiambre e queijo emmental.

Chegando à pastelaria, há uma mão cheia de tentações, entre brownies (2,90 euros), umas diabólicas cookies que vai querer trazer (2,10 euros), o bolo de milho e o banana bread (2,80 euros), sem lacticínios e glúten.

Para acompanhar, há um menu de bebidas, cujo elemento central é o café de especialidade moído na hora pelos baristas da Milkees.

Além do menu brunch, a Milkees serve ainda gelados artesanais com receitas por si desenvolvidas.

A Gleba Cascais tem vários lugares sentados no interior e mais alguns na esplanada. Nós aproveitámos o sol e ficámos cá fora!

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados