Há um novo paraíso da carne em Benfica. Que tal Tomahawk de vitela maturada para o jantar?
A gastronomia portuguesa é rainha no novo restaurante de Benfica, o Re’tasco. Aqui, por entre lojas e escritórios, surge um espaço onde é possível experimentar clássicos da cozinha nacional, mas também cortes premium e carnes maturadas. Apresenta-se, por isso, como um remake da tasca tradicional.
«Abrir um restaurante de comida portuguesa reinventada com o componente das carnes e dos vinhos era um sonho antigo. Pensámos em cada pormenor, do cardápio à leveza da decoração, passando pelo atendimento de qualidade, tudo para oferecer uma experiência inesquecível do início ao fim», conta o chef e sócio Filipe Marques, à frente da gestão e do menu. Ao seu lado tem ainda a mulher, Vanessa Marques, responsável pela doçaria.
Segundo Filipe Marques, o objectivo é criar um restaurante com clientes fiéis, que vão para comer sem pressa. Para isso contribuirá o ambiente inspirado no universo do vinho, com mais de 200 referências disponíveis, garrafas, rolhas, barris e caixas em exibição – acompanhadas pela câmara de maturação com as peças de carne que depois serão servidas.
Quanto ao menu, inclui propostas como croquetes de polvo com maionese de tinta de choco (8 euros, quatro unidades) e o lingueirão à bulhão pato (13,50 euros). Há também bacalhau assado à lasca, acompanhado de puré de favas e batatinhas a murro (15,90 euros), ou vazia Wagyu com mil-folhas de batata gratinada (38 euros).
Ainda nas carnes, as opções são muitas e variadas: Tomahawk de vitela maturada com batata e tibornas de grelos (72 euros) e, com as mesmas guarnições, T-bone de quase 1 quilo (69 euros). Para partilhar, o Re’tasco sugere a rapsódia de carnes (145 euros, para quatro pessoas).
«Queria acabar com o mito de que comer uma carne do Japão, por exemplo, era um acto inalcançável. Por isso, apostamos neste elemento surpresa, com uma selecção de cortes para convidar e abranger todos os públicos e bolsos. Havia uma alta demanda e pouca oferta em Lisboa. As pessoas vêm e querem voltar para experimentar mais», comenta Filipe Marques.
Já para quem procura sugestões vegetarianas, o menu conta com propostas como risoto de cogumelo com tofu salteado (11,50 euros), hambúrguer de soja e beterraba grelhado com batata e salada mediterrânea (11 euros) e, para os veganos, cesto de massa filo com ratatouille de legumes e seitan (11,80 euros).
No campo das sobremesas, Vanessa Marques propõe arroz de sushi em caramelo de manteiga e crumble de pistácio (6,60 euros) ou o pudim abade de priscos em carpaccio de abacaxi com redução de tomate e manga (6,50 euros).
Fotos de Maria Mattos