Jaba Recordati: Rejuvenescer com sabor a mar
Volvidos seis anos desde que a Jaba Recordati abraçou o mundo dos desportos náuticos, o balanço só podia ser positivo. A aposta tem dado frutos e os resultados estão à vista, nomeadamente através da visibilidade conquistada com o patrocínio directo da marca Guronsan® a uma embarcação. «Começámos por apoiar uma equipa que competia normalmente na classe de cruzeiros nas principais provas do calendário nacional, o Pede Vento/Guronsan®», recorda Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da empresa. Estava escolhida a modalidade que iria impulsionar a associação da Jaba Recordati aos oceanos: a vela.
Desde 2015, a ligação a esta equipa tem vindo a alargar-se, apresentando hoje objectivos um pouco mais abrangentes e, também, um novo projecto com uma nova designação: Pede Mar/Guronsan®. Além das competições habituais, com tripulação completa, a parceria passou a envolver também um circuito para tripulações reduzidas a dois tripulantes. Ou seja, «um veleiro que normalmente é tripulado por equipas entre os seis e 12 tripulantes é, neste circuito em particular, tripulado por apenas dois, aumentando assim o nível de exigência aos dois tripulantes», segundo explica Rui Rijo Ferreira.
Para esta temporada 2021/2022, a tripulação do Pede Mar/Guronsan® mostra estar altamente motivada para participar nas várias provas que integram o calendário de regatas, que a Jaba Recordati descreve como muito variado. Estão a ser seleccionadas as provas mais significativas dos circuitos ORC e ANC (os dois tipos de rating mais usados em Portugal), com destaque para o circuito Offshore, onde o Pede Mar/Guronsan ® se sagrou vencedor nas duas últimas edições.
Até ao momento, a agenda de 2021 tem sido pautada por participações nas principais provas, incluindo eventos como o Cascais Vela, Troféu Cidade de Almada, Regatas Wintermantel e Walter Brash, regata do Ambiente, entre outros, com tripulação completa. Já com tripulação reduzida, o Pede Mar/Guronsan ® venceu o circuito Offshore 2021. Com resultados como estes, a cobertura, principalmente nas redes sociais e nos sites dedicados ao mundo da vela, foi significativa e tem contribuído para o rejuvenescimento da marca Guronsan®, que reforça, através deste patrocínio, valores como espírito de equipa, energia ou resiliência – que são indispensáveis nesta modalidade. “Toda esta envolvência permite-nos dar visibilidade e notoriedade à marca e comunicar nas redes sociais para os nossos actuais e potenciais seguidores”, indica a Jaba Recordati, adiantando que, em 2022, Guronsan® terá uma maior presença nos desportos de mar através da participação em diversas regatas, ao contrário do que aconteceu no ano passado.
Com a chegada da pandemia, o clima de incerteza veio abalar as estratégias e os planos das empresas, também na área dos desportos de mar. 2020 foi, por isso, um ano atípico com todos os eventos de vela programados a ficarem suspensos logo a 15 de Março. Também a actividade náutica ficou interdita até meados de Junho, impedindo as equipas de treinar e tornando o calendário para o resto do ano superlotado. Como resultado, as equipas tiveram de fazer opções e escolher determinados eventos em detrimento de outros. Em Setembro de 2020, recomeçava a competição e o Pede Mar/Guronsan® regressou logo à água, ao participar na regata Fernão Mendes Pinto a dois tripulantes e, ainda, na regata do Ambiente em ORC.
Ao apoiar a modalidade de vela, a Jaba Recordati mostra que a marca Guronsan® tem um papel determinante no desenvolvimento de desportos de mar, que são também um cartão-de-visita num país à beira-mar plantado. Além disso, o patrocínio ao Pede Mar/Guronsan® e a provas de velas permite posicionar a insígnia junto de um target mais específico e com maior poder de compra.
NA ONDA DE PEDRO COELHO
Guronsan® não é a única marca através da qual a Jaba Recordati se aventura pelos mares. Ao lado de Pedro Coelho, a empresa marca presença também no surf com a Transact®, que acompanha o atleta em cima da prancha. Segundo a empresa, Pedro Coelho está muito motivado para a nova época, a par do que acontece com o projecto Pede Mar/Guronsan®, e levará Transact® consigo na bagagem para patrocinar a participação no circuito de surf.
Rui Rijo Ferreira sublinha que a Jaba Recordati pretende manter o apoio ao jovem surfista, seguindo de perto o seu crescimento desportivo, ao mesmo tempo que promove o exercício físico e a actividade ao ar livre com o objectivo de levar cada vez mais pessoas a sair de casa e a investirem no seu bem-estar.
Para que esta mensagem chegue ao maior nível de pessoas, a empresa aposta numa comunicação abrangente. Os consumidores são convidados a acompanhar as activações das marcas nas redes sociais, ou mesmo através da participação activa em alguns eventos desportivos. Ao se identificarem com o posicionamento de Guronsan® ou Transact®, que percepcionam como marcas inovadoras, dinâmicas e modernas, os consumidores envolvem-se nas iniciativas desenvolvidas e mostram vontade de fazer parte.
“O desporto tem vindo a ser um alvo apetecível por parte dos patrocinadores e a Jaba Recordati foi pioneira a identificar esta oportunidade com as marcas Guronsan® e Transact®”, sublinha a empresa. Nesse sentido, ao estar presente numa área em expansão, e onde existe uma forte paixão do adepto pela sua equipa, seja em que modalidade for, neste caso na vela ou no surf, o patrocinador acaba por se juntar a uma espécie de “tribo desportiva”. Associando-se a um determinado clube/modalidade, a Jaba Recordati sabe que a probabilidade de os seguidores desse mesmo clube/modalidade se vincularem à marca patrocinadora é elevada.
É uma relação que vai sendo construída ao longo do tempo e cujos resultados podem ser medidos nas redes sociais. Segundo a empresa, é mesmo a única forma de analisar objectivamente o retorno que a aposta nos desportos de mar oferece, seja através do número de seguidores ou de impressões, por exemplo, sendo que, no caso de Guronsan®, estes indicadores têm vindo a crescer. Há ainda outro nível de retorno que, embora não seja mensurável, é apresentado pela Jaba Recordati como o maior: a construção de uma marca top of mind, que tem um lugar de destaque na mente do consumidor.
LIGAÇÃO AO CLIENTE
O patrocínio das marcas Guronsan® e Transact® representa um importante vector na ligação da Jaba Recordati ao cliente. Este é, efectivamente, um dos principais pilares da estratégia delineada nesta área, pois é uma oportunidade para divulgar as insígnias e aumentar a respectiva notoriedade.
No que à marca Guronsan® diz respeito, a prestação do veleiro tem sido comunicada nas redes sociais, através da disponibilização de vídeos e imagens que pretendem transportar os seguidores para a experiência de fazer uma regata. Quanto a Transact®, a actividade física faz parte do ADN da marca e, por isso, há uma associação permanente em toda a comunicação.
A empresa considera que o patrocínio desportivo, no geral, está ligado à activação de marca e ao papel do consumidor, sendo o objectivo rentabilizar, “retirando o máximo proveito desta actividade e conseguir construir uma ligação emocional, de maior confiança e fidelidade com os consumidores”. Desta forma, o papel do consumidor afigura-se também importante no modo como este percepciona as marcas nestas associações com o desporto e no seu processo de compra, “pois o consumidor cada vez tem mais poder de decisão”.
Neste sentido, a Jaba Recordati quer continuar a apoiar o surfista Pedro Coelho e dinamizar o projecto Pede Mar/Guronsan ®, mas está também a equacionar outro tipo de parcerias e colaborações, nomeadamente com uma equipa de topo de vela ligeira, «procurando chegar assim a um público maioritariamente mais jovem e mais radical», segundo explica o director de Marketing.
MENÇÕES LEGAIS
GURONSAN® Medicamento indicado para: tratamento sintomático das astenias funcionais; intoxicações endógenas e exógenas (tabagismo, etilismo); intolerâncias medicamentosas; anorexias. Não utilizar em caso de alergia à substância activa ou a qualquer um dos excipientes. Contém 570 mg de sódio por comprimido, equivalente a 28,5% da dose diária máxima recomendada pela OMS para o sódio. Pode provocar insónias. Medicamento não sujeito a receita médica. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consultar o médico ou farmacêutico.
TRANSACT LAT® (flurbiprofeno) Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico. Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo, Tel. 214 329 500, Fax: 219 151 930, www.jaba-recordati.pt, NIF 500492867.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Desportos de Mar”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.