Luxo também pode ser reaproveitar e esta pulseira é exemplo disso

O que é que acontece quando duas marcas portuguesas de áreas distintas como a joalharia e as carteiras de luxo se juntam? Nasce uma pulseira de design sustentável que encontra no verbo “reaproveitar” a sua base.

A peça de joalharia que junta a Wonther à Ownever foi desenhada com o objectivo de dar nova vida a pequenas partes de pele excedentes do processo de manufactura das carteiras da Ownever. O resultado é Interlinked, uma pulseira que “visa ser o símbolo de uma nova filosofia de design colaborativo quem tem por base reaproveitar e valorizar”.

A Interlinked surge no âmbito de um desafio lançado pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e pelo MAAT, sob o mote “Rethink. React. Reshape”. As duas insígnias teriam de criar uma joia para a colecção exclusiva do museu lisboeta, composta exclusivamente por peças desenvolvidas a partir de upcycling e incorporação de materiais reutilizados.

«Este desafio foi fantástico porque nos fez pensar não só em como podemos incluir outros materiais na joalharia, mas também em como acrescentar valor ao que criamos com o reaproveitamento. Temos de mudar o paradigma de ver algo como desperdício e passar a vê-lo como uma oportunidade», comenta Olga Kassian, fundadora da Wonther.

Artigos relacionados