Amoreiras: A arte de bem receber
Quando o Amoreiras Shopping Center abriu as suas portas em Lisboa, há 35 anos, em plenos anos 80, o País vivia um período de mudança e de modernização. O Amoreiras Shopping Center representava um novo conceito de consumo designado por “comércio integrado”. A premissa era a agregação de múltiplos tipos de comércio e serviços num mesmo espaço, que funcionaria como uma pequena cidade sob um complexo de habitação e escritórios.
«A concentração de lojas aliada ao lazer e à restauração alterou por completo os hábitos de consumo em Portugal. Mais do que um novo conceito, o Amoreiras representou a modernidade a entrar no País», afirma Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter, que detém o Amoreiras.
O responsável afirma que o Amoreiras continua a ser o shopping de referência da cidade de Lisboa, mantendo-se na vanguarda do sector. «Soube transformar o seu espaço e reforçar o seu mix comercial, antecipando as tendências, mas mantendo a coerência com o seu posicionamento. Continua a ser procurado pelas principais marcas internacionais quando querem entrar no mercado português », explica, destacando que se caracteriza por ser visitado por diferentes gerações da mesma família, uma vez que existe uma ligação muito forte entre o visitante Amoreiras e o shopping, cultivada ao longo destes 35 anos.
E essa relação continua a cimentar-se, uma vez que, até ao primeiro trimestre de 2020, o Amoreiras continuava a crescer em número de visitantes e vendas, «o que diz tudo para um shopping em fase de maturidade », afirma o administrador.
Fernando Oliveira afirma que o Amoreiras tem vindo a reinventar-se ao longo do tempo, tendo vindo a trabalhar no restyling dos espaços com especial foco na zona da restauração. O responsável afirma que o Amoreiras foi o primeiro shopping a romper com o conceito tradicional de ambiente de foodcourts, investindo num espaço com design, melhorando consideravelmente a experiência de consumo. «Houve uma antecipação do Amoreiras a uma tendência de consumo que foi ganhando relevância: a experiência de uma refeição para além do acto de comer, que tanto passa pela qualidade do espaço, como pela variedade e inovação de conceitos.»
A aposta na diversificação e qualidade da oferta de lojas tem sido contínua. Mais recentemente, nos últimos dez anos, o Amoreiras fortaleceu o seu mix com a abertura de marcas como Fnac, Nespresso, Zara, Gant, Lacoste, Wicket Jones, Liu Jo, Polo Ralf Lauren, Guess, Bimba Y Lola, Brownie, entre outras. Este ano, em plena pandemia, várias marcas continuaram a apostar no Amoreiras, abrindo as suas lojas neste espaço.
Os múltiplos eventos que tem vindo a organizar, procurando que a arte e o design cheguem a mais pessoas, também fazem parte do ADN do shopping.
As novidades têm vindo a surgir no Amoreiras, até mesmo durante estes meses atípicos. Recebeu novas insígnias, nomeadamente a Maje, Benamôr, Leitaria Quinta do Paço e Mother Burger, o que demonstra a clara aposta em trazer boas novidades junto de quem visita o shopping. Mostra ainda a confiança que o Amoreiras continua a merecer junto das marcas. «E as novidades não vão terminar por aqui. Alguns dos nossos principais momentos e motivos, que levavam as pessoas a visitarem-nos, vão continuar a existir e um exemplo disso é o nosso reconhecido Presépio, que este ano irá apresentar um cenário ainda mais autêntico, inspirado em Belém», assegura o administrador.
Relativamente aos objectivos para 2020, Fernando Oliveira reconhece que foram significativamente afectados pela pandemia. O foco está, actualmente, em criar as melhores condições para minimizar o impacto negativo, na operação das lojas, e consequentemente no desempenho, operacional e financeiro.
Adaptação à pandemia
Nos primeiros meses de Covid-19, Fernando Oliveira recorda que foi necessário reconquistar a confiança dos clientes e transmitir- lhes segurança. A preocupação inicial residiu, desde logo, na adopção de práticas que garantissem a segurança para quem trabalha e visita os centros comerciais.
«Tivemos de preparar, formar as equipas para esta nova realidade. A limpeza diária foi reforçada e foi preciso criar o hábito da desinfecção, com especial atenção a zonas críticas como escadas, elevadores, casas de banho e a área da restauração. Colocámos sinalética e pontos de desinfecção, bem como informação sobre o limite de pessoas por loja e no próprio centro», afirma.
O responsável afirma que os lojistas têm sido essenciais neste trabalho. Cada loja desenvolveu o seu próprio plano de contingência, disponibilizando gel desinfectante, colocando sinalética e adoptando medidas que permitem aos clientes experimentarem a roupa em segurança.
«O envolvimento de todas as equipas – lojistas, limpeza, segurança, manutenção, shopping – permitiu uma resposta célere e concertada aos desafios da pandemia, criando uma experiência de compra segura, o que gerou um sentimento de confiança por parte de quem nos visita», refere.
Fernando Oliveira explica que, nos últimos meses, o maior desafio do sector, não só do Amoreiras, residiu na reconquista da confiança dos clientes, mostrando que são espaços seguros e tranquilos. «Continuamos a trabalhar esse eixo da confiança, mas, em simultâneo, o nosso foco tem vindo a ser impulsionar as compras em momentos de menor tráfego, como são exemplo os finais de dia e o domingo. O consumidor ganha uma melhor experiência de compra, evitando filas à porta das lojas», afirma.
Aproximando-se a época natalícia, o Amoreiras focar-se-á na promoção junto do visitante de uma compra antecipada que contribua para a sua segurança, da sua família e de todos os que frequentam os nossos espaços.
Foco no público
O administrador da Mundicenter afirma que o Amoreiras é um estilo de vida, sendo esse um dos eixos estratégicos de comunicação da marca, personificado por Raquel Strada, a embaixadora do Amoreiras.
«Em simultâneo, o Amoreiras é um espaço que queremos que seja cada vez mais vivenciado para além da compra funcional, através de ofertas de lazer pensadas para o seu público. É nesse sentido que temos vindo a desenvolver várias exposições em parceria com instituições culturais, bem como instalações ligadas à moda, que decoram os corredores do shopping», explica o responsável.
Um terceiro eixo é o turismo, que tem sido potenciado através do miradouro Amoreiras 360° Panoramic View. «É um activo que distingue o Amoreiras da sua concorrência e que é altamente apelativo para quem nos visita de mais longe. Associar a visita a um miradouro com vista 360° sobre Lisboa, localizado num dos pontos mais elevados da cidade, a um programa de compras, é a proposta que o Amoreiras oferece ao turista», sublinha Fernando Oliveira.
Sobre o visitante do Amoreiras Shopping Center, o administrador descreve-o como exigente, informado, sensível ao ambiente do espaço que visita, valorizando a inovação e o serviço. «Pertence a uma classe média-alta, com preponderância de mulheres de faixa etária entre os 25 e os 44 anos, reside ou trabalha na proximidade do centro. Por norma frequenta o shopping sozinho, ou no caso do público empresarial, com colegas, fazendo uma visita funcional», afirma.
Proporcionar a magia da sétima arte
O cinema sempre foi uma aposta do Amoreiras Shopping Center. E um exemplo claro é o evento que realiza na noite dos Óscares.
A relação com o parceiro NOS para o desenvolvimento desta iniciativa tem vindo a ser reforçada ano após ano e, para o Amoreiras, é sempre um prazer receber ilustres convidados no seu espaço, envolvendo alguns dos visitantes, que são convidados a assistir aos filmes nomeados.
Para além do apoio à divulgação dos grandes blockbusters, o Amoreiras dá voz também ao cinema europeu, tendo até há bem pouco tempo uma sala dedicada ao cinema francês.
«A aposta no cinema francês é devida à relevância da comunidade francesa no dia-a- -dia do Amoreiras. No geral, estas apostas permitem reforçar notoriedade e posicionamento, procurando a identificação do público com a marca Amoreiras, o que entendemos ser a melhor forma de fidelizarmos quem nos visita», afirma Fernando Oliveira.