Novo logo da Volkswagen vai ter várias cores (até vermelho)

O novo logótipo da Volkswagen tem apenas duas dimensões. A marca automóvel despede-se das linhas com volume a abraça uma identidade mais simples e moderna, tal como já tinha sido avançado no final de Agosto. Porém, ao contrário do que tinha sido indicado inicialmente, o novo logo não será a preto e branco. Pelo contrário, a marca decidiu acrescentar cores ao esquema cromático e abrir a porta até a uma versão em vermelho para os modelos GTI.

«O novo logótipo bidimensional foi reduzido aos seus elementos essenciais. É plano e aberto, oferece alto contraste e pode ser usado com excelente flexibilidade nos meios digitais», explica Jochen Sengpiehl, director de Marketing da Volkswagen. O objectivo é que ajude a tornar a marca mais humana e animada: «Muitas pessoas desenvolvem um relacionamento próximo com a Volkswagen e até dão nomes aos veículos. Queremos transmitir essa abordagem natural com os seus laços emocionais», conclui.

O rebranding da Volkswagen vai abranger 171 mercados e 10 mil instalações, desde concessionários a oficinas, resultando na alteração de 70 mil logótipos. Europa será a primeira região a passar pela mudança, seguindo-se a China em Outubro.

À renovada identidade visual juntar-se-á também um elemento áudio. Pela primeira vez, a Volkswagen terá o seu próprio som, que permitirá distinguir a marca das restantes no mercado. O som estará presente no produto, no próprio veículo e em campanhas de publicidade. A novidade será revelada na campanha de lançamento do novo Passat.

A aposta nesta área envolve também a utilização de uma voz feminina em quase todos os países, “uma voz que seja calorosa, agradável e confiante”, indica a insígnia em comunicado.

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