Novo Volvo XC60 supera prova
Não é fácil ser o outro. O que vem a seguir. Principalmente se o anterior tiver sido bom. Aí, é preciso provar mais ainda! Pois, foi o que aconteceu ao XC60. Mas a prova está mais do que superada e são de aplaudir os investimentos feitos pela Volvo.
Texto de M.ª João Vieira Pinto
O XC60 da Volvo é um caso sério no segmento dos SUV Premium de média dimensão. Aliás, é mesmo o mais vendido da Europa e representa cerca de 30% do total da Volvo. Por isso, era um desafio para a marca apresentar nova versão, nove anos após o lançamento da anterior. Mas como, por aqui, segurança é adjectivo que se conjuga em toda a linha, a opção foi continuar alinhada com os traços anteriores sem deixar de dar um salto em frente em alguns parâmetros.
Por fora, não fiquei propriamente boquiaberta com o modelo. Em particular depois de ter lido que «representa o próximo passo do plano de transformação» da marca, segundo Håkan Samuelsson, presidente e chief executive da Volvo Car Group.
Os traços são elegantes e sofisticados, claro, como é apanágio da marca. Ou não continuasse esta a manter-se fiel ao seu ADN escandinavo. Mas, depois, abre-se a porta e bastam dois minutos para perceber que houve investimento, a vários níveis.
Como mulher que sou, começo por olhar para os materiais. E, sim, aqui não se brinca ao “faz de conta”. A sensação é de luxo.
A seguir, claro, espreito o habitáculo. Espaço é coisa que não falta neste XC60, assim como são vários os pequenos compartimentos onde se pode guardar objectos. Não é como a segunda casa, mas sentimo-nos tão bem como se fosse!
Rodando o botão de ligação do motor, característico da Volvo, confirmamos o que já estávamos a imaginar: nos dias que se seguirão, a experiência será uma mistura de segurança com alguma diversão – começada a servir desde logo pelo sistema de som premium Bowers & Wilkins, que se complementa com novos serviços de conectividade, como o CarPlay e o Android, ou com o sistema Pilot Assist, que garante condução semiautónoma até 130 km/h.
Pois, por aqui, coisa que não falta são argumentos! O que voltamos a conferir na primeira meia hora de condução. Quer conforto? Tem. Quer acelerar? O XC60 consegue – o motor D5 tem só a melhor aceleração do segmento. E quer sentir segurança? Então veja lá o rol de tecnologia que o modelo traz (ou pode trazer) consigo: para começar, o estreante Oncoming Lane Mitigation que ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário e que funciona entre os 60 e 140 km/h. Depois, o City Safety, que chega agora com assistência à direcção para nos ajudar a desviar do obstáculo de forma eficaz, ou, ainda, o Run-off Road Mitigation, sistema que faz com que o XC60 recorra a manobras evasivas da direcção e à travagem.
Neste processo de reconquista de notoriedade e valor de marca, a Volvo continua no melhor dos caminhos. Os modelos que tem vindo a apresentar confirmam o trabalho, investimento e estratégia. E fazem querer voltar a ter vontade de conduzir um. De resto, lá por casa continua a conquistar diferentes gerações. Nos dias de teste, passeámos na cidade e fora dela. Duas pessoas, quatro e lotação esgotada! Fomos às compras e até à praia. Porque o que a XC60 também é isto, completamente versátil.
Ah, e mantém-se classe 1 nas portagens.