Mário Barbosa vai liderar McDonald’s East Zone dos EUA

O português Mário Barbosa será o novo presidente da McDonald’s East Zone dos EUA. O ainda presidente e director-geral da McDonald’s Espanha assumirá as novas funções já este mês de Março.

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas e com um M.B.A em Marketing, Mário Barbosa entrou na McDonald’s em 1999 como responsável de Marketing. Em 2007, passou a acumular nas suas funções a área de Comunicação, tendo sido nomeado director de Marketing e Comunicação.

A partir de 2008, assumiu o cargo de director-geral, sendo responsável por 140 restaurantes e seis mil colaboradores e tendo mantido «um sólido compromisso com o crescimento sustentado da marca em Portugal», conforme anunciava, em 2015, ano em que se mudou para a McDonald’s Espanha. Na altura, dizia acreditar «que a experiência no mercado português iria permitir reforçar a excelente posição da marca no país vizinho».

Ainda em Portugal, Mário Barbosa era também presidente do Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP), em representação da Associação Portuguesa de Anunciantes.

A marca escolheu Jorge Ferraz para o cargo de director-geral em Portugal. O português de 42 anos, licenciado em Sociologia, iniciou a sua carreira a trabalhar num restaurante McDonald’s, tendo evoluído nas funções de coordenador de equipa, assistente de gerência e gerente. Em 2001 viria a ser convidado a integrar o Departamento de Formação da McDonald’s Portugal e em 2006 assumiu as funções de director de Operações que acumula com a Direcção de Desenvolvimento desde 2012.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Artigos relacionados