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Tendências 2011: Marketing móvel, geolocalização e redes sociais
O marketing móvel, a geolocalização e a crescente importância das redes sociais são três das grandes tendências para 2011, apontadas por meios como Marketing News, Branding Strategy Insight ou Exame.
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Crescimento da publicidade móvel. Haverá um incremento na publicidade não só em telemóveis como em tablets, com adaptações específicas, que permitirão a movimentação do mercado no desenvolvimento de aplicações, em parte graças ao contínuo crescimento da publicidade na web.
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Incremento da publicidade em vídeo. Um estudo da IAB Spain e PwC revelou que o investimento na publicidade em vídeo duplicou na primeira metade de 2010, em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 2011, estima-se que o vídeo esteja envolvido numa “explosão” do sector publicitário online.
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Publicidade baseada em geolocalização. A chegada da ferramenta “Places”, através do Facebook, marcou a entrada da rede social no sector da geolocalização e permitirá uma aceleração da publicidade de pequenos e médios negócios de âmbito local. A publicidade na internet, que permite que empresas com orçamentos limitados levem a cabo campanhas de marketing, será uma nova via de entrada de negócios que, anteriormente, não tinham a possibilidade de chegar ao seu target por um custo acessível.
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Utilizadores mais sociais. A utilização das redes sociais por parte dos internautas continuará a crescer, ao mesmo tempo que haverá um aumento nos orçamentos das marcas para acções de comunicação nestes novos meios. Além disso, e porque os consumidores trocam cada vez mais informações em redes, as marcas terão de gerar feedbacks positivos no espaço virtual, o que as leva a necessitar de uma compreensão profunda das suas categorias. Consequentemente, os sites corporativos e de produto perderão terreno.
- Insights em tempo real. Dado o ponto anterior, as empresas de estudos de mercado vão descobrir a necessidade de entrega de insights em tempo real, com cada vez mais frequência. Desta tendência, emergirá um novo tipo de analista de mercado que precisará de softwares como o e.life ou o TweetMeter. Pesquisas de elaboração demorada e com periodicidades longas darão lugar a investigações que acompanham os timings das redes.
- Fim das barreiras on-line/off-line. Em 2011, assistir-se-á ao derrubar das barreiras entre os departamentos on-line e off-line das empresas. Prevê-se que as redes sociais cheguem também aos pontos de venda físicos, com sinalizações de Twitter ou aplicações que permitam o relacionamento com o consumidor nas lojas.
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Relevância das questões éticas. Os esforços corporativos na área de responsabilidade social deverão ser credíveis, sustentados e envolventes, não basta que apoiem causas “do momento”.
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A diferenciação pode ser emocional. Enquanto produtos e serviços continuam a proliferar, a diferenciação mantém-se como um assunto crítico para o sucesso das marcas. Ainda que a inovação esteja presente nas ofertas existentes, a crescente diferenciação estará patente no que as marcas oferecem de emocional aos seus consumidores, pela criação de sensações de reconhecimento, por exemplo.