74% dos portugueses consideram a Black Friday uma boa ocasião para fazer compras interessantes
O maior evento de compras do ano está a aproximar-se e, apesar de já ser possível encontrar ofertas, o pico dos descontos será durante a última semana de novembro. A Revolut, banco digital com mais de 1,5 milhões de clientes portugueses, investigou o que os consumidores planeiam para a Black Friday e o que os leva a participar ativamente nesta ocasião especial. O estudo inclui 1.000 inquiridos com mais de 18 anos e representativos da população portuguesa.
Ainda que um português nostálgico em 10 acredite que já não existem grandes negócios como no passado, mais de sete (74%) pensam que a Black Friday é uma boa ocasião para se fazerem compras interessantes, com 3% da amostra a confirmar que está pronta para usar o seu cartão de crédito ou pedir um empréstimo para não perder uma boa oportunidade.
No que diz respeito às motivações que levam os portugueses a fazer compras durante a Black Friday, a primeira passa por encontrar descontos em produtos que habitualmente não compram por serem demasiado caros (47%), seguida da compra de produtos que habitualmente compram durante o ano, mas a preços mais baratos (42%). 35% dos portugueses utilizam a Black Friday para comprar presentes de Natal e 11% para se abastecer de produtos de primeira necessidade (detergentes para a casa, produtos de higiene, etc).
A Revolut descobriu que 15% dos portugueses utilizam a Black Friday para se mimar a si próprios – uma ramificação da “Treat Culture”, em português a cultura de se mimar. Esta cultura existe há muito tempo, mas tornou-se uma tendência nas redes sociais recentemente e consiste no ato de se entregar a prazeres pequenos e baratos como recompensa por ter feito algo ou simplesmente pela felicidade do momento.
Em Portugal, a geração mais jovem (18-24 anos) é mais propensa a mimar-se nesta Black Friday do que aqueles que têm mais de 65 anos (apenas 7%), o que nos deixa perceber que este pode ser um fenómeno geracional.
Há ainda 1% – que sobe para 2% entre os 18 e os 24 anos – de portugueses que vão comprar apenas porque têm FOMO (fear of missing out, em português medo da ficar de fora), o que significa que estão preocupados em perder algo se não participarem na Black Friday.
Embora muitos dos inquiridos prefiram comprar online (38%), metade dos portugueses (53%) vai optar pelas lojas físicas para as suas compras na Black Friday. A principal razão para o fazer é obter o produto imediatamente (34% da amostra) sem esperar pela sua entrega, que pode demorar mais tempo do que o habitual durante as semanas da Black Friday.
O segundo motivo para escolher lojas físicas é a possibilidade de experimentar e ver os produtos pessoalmente (16%) e não ter de se preocupar com devoluções ou tamanhos errados. Há também 8% dos inquiridos que preferem apoiar os proprietários das lojas, especialmente as mais pequenas.
A Revolut irá participar na Black Friday deste ano com algumas ofertas interessantes para os seus clientes em países selecionados, disponíveis na aplicação este mês: desde dois meses de teste gratuito no plano Revolut Premium, ao aumento de RevPoints em compras com parceiros de retalho passando até vantagens em produtos de crédito (quando disponíveis). Aplicam-se os T&C.