64% das mulheres já sofreu body shaming. Dove quer transformar o conceito em “Body Love”
A Dove desenvolveu um estudo em Portugal cujo foco é o body shaming, ou seja, o acto de insultar ou fazer comentários depreciativos relativamente ao corpo de alguém. O objectivo é compreender a extensão da problemática e o seu impacto na auto-estima e comportamentos das mulheres portuguesas especificamente. As conclusões demonstram que quase dois terços das mulheres (64%) já foi alvo de body shaming.
Os dados do inquérito revelam ainda que estes comentários negativos são feitos, sobretudo, pelas pessoas mais próximas das vítimas: amigos/conhecidos (76%) e familiares (56%). De acordo com a psicóloga Filipa Jardim da Silva, os números são preocupantes: «Muito embora as redes sociais se tenham tornado um espaço de auto-expressão e crítica diária, é muito curioso perceber que o campo onde o body shaming ganha vida é essencialmente entre amigos e no seio familiar, acabando a pressão instituída por esses núcleos sociais por exercer um enorme poder na auto-estima das mulheres, privando-as de se sentirem bem no seu próprio corpo.»
De facto, 76% das mulheres afirma que gostava de se libertar dos julgamentos feitos ao seu corpo e 66% revela que este tipo de comentários tem um impacto negativo na sua auto-estima. Embora se sintam emocionalmente afectadas, as vítimas de body shaming praticam, em 34% dos casos, body shaming a outras mulheres, conclui o mesmo estudo.
Entre os insultos mais frequentes recebidos pelas mulheres, destacam-se os comentários negativos sobre o peso (82%), dimensão do peito (26%), o rosto (25%), a forma de vestir (23%), a altura (20%), o rabo (19%) e o cabelo (14%). Como consequência, 67% das mulheres esconde o seu corpo, 58% recorre a dietas, 47% altera a sua rotina de cuidados de cosmética e 21% evita mesmo sair de casa como resultado dos insultos que recebe ao seu aspecto físico.
Com base nestes dados, a Dove vai desenvolver uma campanha que terá como objectivo fomentar uma mudança de comportamento e transformar o body shaming em “Body Love”. A marca planeia também lançar uma gama de hidratação do corpo – Dove Body Love –, cujos produtos são três vezes mais hidratantes devido à sua fórmula com sérum restaurador de ceramidas.