Sintomas da fibrose pulmonar podem estar “à vista de todos”, alerta campanha

SaúdeNotícias
Marketeer
16/09/2025
12:44
SaúdeNotícias
Marketeer
16/09/2025
12:44


Partilhar

Falta de ar com o esforço, tosse seca persistente, fadiga constante e sensação de aperto no peito são apenas alguns dos sintomas que podem indiciar fibrose pulmonar. No mês da sensibilização para esta doença, várias entidades da área da Saúde aliaram-se para lançar uma campanha de consciencialização sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Os sintomas estão à vista de todos. Identifique-os” é o mote desta campanha que junta a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP) e a Associação Respira, com o apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim.

A fibrose pulmonar é um termo médico que identifica o reforço da fibrose de tecido cicatricial no pulmão. «É uma forma de lesão pulmonar que, na realidade, ocorre num colectivo de várias doenças intersticiais pulmonares que evoluem com desarquitecturação cicatricial pulmonar. Em termos de causalidade, a fibrose pulmonar pode advir do efeito de várias exposições ambientais e ocupacionais, doenças autoimunes, efeito iatrogénico de alguns medicamentos e radioterapia prévia ou do efeito de determinadas mutações genéticas», explica Pedro Gonçalo Ferreira, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Sendo a fibrose pulmonar perspectivada como irreversível, «o dilema resulta do facto de uma percentagem significativa de casos assumir uma evolução progressiva, determinando um impacto crescente na qualidade de vida, sintomas gradualmente mais intrusivos e risco de morte precoce», acrescenta o especialista.

Por isso, a campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença, apesar de serem muitos os possíveis sinais. «São sintomas que podem ser de várias outras doenças respiratórias, o que torna o diagnóstico ainda mais desafiante. Mas há um ponto comum: se não for tratada, a doença agrava-se», reforça José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP).




Notícias Relacionadas

Ver Mais