20 anos com um propósito

O ano de 2023 foi muito especial para a Missão Continente, que celebrou 20 anos de credibilidade, confiança e consistência no meio que a envolve.

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente, actuando nos eixos da alimentação, pessoas e planeta, querendo, assim, contribuir para um futuro mais sustentável.

Tendo em conta que esta é uma missão de todos, as celebrações dos 20 anos da Missão Continente tiveram como intuito a participação e o envolvimento de toda a comunidade. Assim, foram organizados concertos solidários com Tony Carreira, um parceiro de longa data deste projecto de responsabilidade social, que permanece comprometido com este esforço conjunto por um futuro mais justo e sustentável. Esta iniciativa, conhecida como “Tour por Todos”, percorreu todo o país, com 10 concertos ao longo do ano, angariando mais de 118 mil euros, que foram posteriormente doados a10 instituições de solidariedade locais e à Associação Sara Carreira.

Entre as iniciativas, especialmente dedicadas à celebração destas duas décadas de existência da Missão Continente, esteve também o lançamento dos novos sacos solidários para apoiar 20 instituições de cinco áreas diferentes: “Apoio à Infância e Juventude”, “Apoio Animal”, “Organizações Internacionais”, “Diversidade e Inclusão” e “Combate à Fome”. Desta forma, tentou-se diversificar o tipo de instituições apoiadas e tocar em vários temas importantes para a sociedade.

Além destas novidades, a Missão Continente continuou, ao longo de 2023, o trabalho diário que tem desenvolvido ao longo destes 20 anos, apoiando mais de 1000 instituições, com os seus excedentes alimentares. Só em 2023, a Missão Continente doou 30,7 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1097 instituições de solidariedade social em todo o país, que estão associadas às lojas Continente. Relativamente aos excedentes alimentares, ou seja, todos os produtos que, apesar de já não terem valor comercial, conservam condições de consumo, esse apoio totalizou 27,4 milhões de euros, o equivalente a mais de 7,8 milhões de refeições salvas.

Também a campanha solidária de Natal do ano passado, que tinha como mote “A ajuda mora ao lado”, permitiu criar a maior rede de solidariedade social, angariando mais de 1.270 mil euros para apoiar cerca de 1000 instituições. A campanha esteve também presente na app Cartão Continente, permitindo que o cliente pudesse apoiar qualquer uma das instituições envolvidas na campanha. Esta campanha deu, pela primeira vez, a oportunidade aos clientes de escolherem para que instituição pretendiam contribuir, impactando, directamente, a sua comunidade. Além disso, permitiu garantir a aquisição de bens alimentares para apoiar mais de 400 mil beneficiários.

No seguimento do legado que tem construído ao longo dos anos, este foi mais um ano em que o programa educativo da Escola Missão Continente esteve presente nas escolas por todo o país, chegando, actualmente, a mais de 800 escolas e impactando mais de 100 mil alunos e 8000 professores, entre o pré-escolar e o 2.º ciclo. Deste modo, procurou-se sensibilizar, desde cedo, os consumidores e os clientes do futuro para que façam escolhas mais equilibradas e sustentáveis.

DUAS DÉCADAS A APOIAR CAUSAS

A Missão Continente também apoia causas sociais, como a igualdade de género, colaborando permanentemente com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade. Esta colaboração concretiza- -se através da doação de bens a entidades que se dedicam a esta causa e fazem parte da actividade da Missão Continente.

Enquanto investidor social, a Missão Continente reforça o seu papel transformador para gerar um impacto social positivo e mensurável nos projectos que financia. É um promotor activo da mudança ampla e duradoura nas comunidades em que está inserida, em prol da criação de valor económico, social e ambiental sustentável, trabalhando com parceiros como o Portugal Inovação Social, a Casa do Impacto, a EVPA e a Sair da Casca.

A Missão Continente rege-se por um modelo que assenta na colaboração com um Conselho Estratégico que envolve entidades representativas da comunidade e que analisam os grandes temas, desafios e problemas do contexto social actual e futuro. O Conselho Estratégico é composto por representantes de áreas fundamentais da sociedade portuguesa que permitem que a Missão Continente trabalhe, consistentemente, ao longo do ano, com todos os parceiros sociais, através de um conjunto de iniciativas por definir.

Foi também em 2023 que o Relatório de Impacto da Missão Continente foi divulgado e venceu o prémio European Excellence Awards (EEA) 2023, na categoria “Annual Report & CSR Report”, entre as 700 candidaturas – sendo a única entidade portuguesa a ser distinguida.

A MC foi a primeira empresa nacional de retalho alimentar a lançar um relatório de impacto social através de uma análise detalhada do trabalho realizado pela Missão Continente em 2022.

Este documento apresenta os resultados de todas as iniciativas de responsabilidade social da marca, detalhando o seu envolvimento com a comunidade nas diferentes vertentes, desde a filantropia clássica ao investimento social. Assim, o Continente e a Missão Continente têm uma relação muito próxima com as comunidades onde estão inseridos e têm atenção às suas necessidades. Mais do que nunca, esta defende que cada pessoa deve desempenhar o seu papel, seja grande ou pequeno, no sentido da entreajuda.

Com 20 anos de actividade, a Missão Continente continua a construir um futuro sustentável, apoiando as comunidades locais com uma resposta rápida e proactiva em situações urgentes.

Além disso, procura reforçar o papel transformador junto dos mais novos, sensibilizando e mobilizando-os para escolhas mais conscientes, rumo a um mundo melhor.

Este artigo faz parte da edição de Fevereiro (n.º 331) da Marketeer.

Artigos relacionados