Rua da Boavista vai ter um festival que celebra vinho e gastronomia. Está quase a começar
Há um novo festival de vinhos a destacar na agenda gastronómica da cidade de Lisboa. A iniciativa é da distribuidora de vinhos Winelot, acontece a 27 de outubro entre as 13 e as 19 horas, e surge com o nome do lugar que a acolhe, a Rua da Boavista.
Nesta primeira edição participam sete restaurantes parceiros: Lupita, Boavista Social Club, Rumi, Cav 86, Ryoshi, Intenso e Comida Independente e em cada restaurante estará um vigneron de Portugal, Espanha ou França a dar a provar o seu vinho num ambiente de festa.
“Estes restaurantes e os seus chefes e sommeliers trouxeram uma nova vida à Rua da Boavista, trabalhando com uma coerência muito própria, com um sentido de comunidade. A soma das partes é harmoniosa e sentimos que é tempo de celebrá-la. Vamos juntar quem faz o vinho e quem o bebe. Será um longo brinde que começa no Largo do Conde Barão e termina na Praça de São Paulo”, avançam João Palma e Olavo Silva Rosa, sócios da Winealot.
O festival Rua da Boavista reúne pequenos produtores portugueses, espanhóis e franceses. A intenção é a de dar a conhecer as características autóctones de uma interessante seleção de vinhos. Os produtores presentes serão Dominó (Colares e Carcavelos), Chinado (Alcobaça), Ethos (Beira Interior) e Passo de Gigante (Minho), Baldovar 923 (Valência), El Hato y el Garabato (Arribes del Duero) e Mestres (Penedès); J.F. Quenard (Savoie) e Philippe Chatillon (Jura).
“O festival é um pretexto para testemunhar a cena gastronómica lisboeta e o papel da Rua da Boavista nesta cuidadosa curadoria de vinhos e comida. Ao mesmo tempo, várias cidades europeias, por vezes sem tradição de produção de vinho, acabam por tornar-se importantes capitais da cena vínica – como lugar de consumo, sede de encontros e laboratório de experiências gustativas, pois é lá que o vinho se bebe. Pretendemos sublinhar o lugar de Lisboa nesse mapa vínico internacional e sublinhar a relevância da Rua da Boavista”, definem João e Olavo.
Os bilhetes já estão disponíveis online em www.ruadaboavista.pt por €30 e são limitados a 200 participantes nesta primeira edição. Cada entrada inclui a prova de todos os vinhos e um copo de vidro da Zwiesel Glas.