10.ª edição da Feira do Livro do Porto leva 3 semanas de programação aos Jardins do Palácio de Cristal

É esta sexta-feira, 25 de Agosto, que arranca a 10.ª edição da Feira do Livro do Porto, prometendo levar aos Jardins do Palácio de Cristal três semanas de um programa que inclui 20 conversas, 21 concertos, quatro sessões de cinema, cinco sessões de comédia e 58 actividades para crianças e famílias. Evento prolonga-se até 10 de Setembro.

O autor Manuel António Pina vai ser homenageado no festival, sendo-lhe atribuída uma tília no dia 26 de Agosto, às 15h, na Avenida das Tílias. No mesmo dia, às 16h, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Rui Lage, comissário da Homenagem a Manuel António Pina, conduz a conversa “A Presença do Mistério”, uma viagem pelas singularidades poéticas do autor e jornalista.

Ainda no dia 26 será exibida a curta-metragem “As Casas não Morrem”, de Inês Fonseca Santos e Pedro Macedo Portugal, onde Manuel António Pina foi protagonista. A Biblioteca Municipal Almeida Garrett é o local escolhido e as 21h a hora marcada. “Se a Memória Existe”, de João Botelho, integra, também, a inauguração do ciclo “Manuel António Pina e o Cinema”. Os realizadores Inês Fonseca Santos e João Botelho estarão, depois, à conversa.

No domingo, o auditório da biblioteca exibe, às 15h, “Um sítio onde pousar a cabeça”. O documentário de Alberto Serra e Ricardo Espírito Santo revela Manuel António Pina na primeira pessoa, com testemunhos de amigos, familiares e especialistas da sua obra.

A música também se vai fazer ouvir no Lago dos Cavalinhos e na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, durante o fim-de-semana de abertura do evento. A cantora Mafalda Veiga (25 de Agosto, às 19h), o trio de Jazz Themandus (26 de Agosto, às 11h30) e a banda Ruge – um projecto de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onis e Ruben Alves (27 de Agosto, às 19h) – vão animar os primeiros visitantes da edição deste ano do festival literário.

Além disso, através de cartas, documentos e fotografias, “Pina Germano” – que se mantém na Biblioteca Municipal Almeida Garrett até janeiro 2024 – retrata a amizade entre Manuel António Pina e Germano Silva, contador de histórias da cidade que os uniu.

Artigos relacionados