YouTube reforça controlo parental e qualidade de recomendações para adolescentes

Notícias
Marketeer
15/01/2026
12:14
Notícias
Marketeer
15/01/2026
12:14


Partilhar

O YouTube anunciou esta semana uma série de novas funcionalidades centradas no reforço do controlo parental e introduziu novos princípios de qualidade para os conteúdo recomendados a adolescentes, com o objetivo de dar aos pais um maior controlo sobre a experiência de visualização dos seus adolescentes.

Segundo um comunicado da empresa, as atualizações possibilitam aos pais e responsáveis definir limites mais precisos para o tempo de utilização da plataforma de contas de adolescentes, especialmente no que diz respeito ao formato de vídeos curtos, YouTube Shorts. Entre as opções anunciadas está a possibilidade de estipular um limite de tempo diário dedicado ao feed do Shorts, com uma opção futura de definir esse limite para zero minutos quando necessário — por exemplo, durante períodos de estudo ou em situações de descanso familiar.

Os pais também vão poder definir lembretes personalizados de “Hora de dormir” e “Fazer uma pausa”, com base nas proteções de bem-estar predefinidas existentes para adolescentes.

O YouTube vai também tornar “ainda mais simples” a obtenção da experiência certa para a idade certa, através de um novo processo de registo que “vai facilitar a criação de uma nova conta de criança e a alternar entre contas de família na aplicação para dispositivos móveis, dependendo de quem está a ver, com apenas alguns cliques”. Isto “torna mais simples garantir que todos os membros da família têm a experiência de visualização certa com as definições de conteúdo e as recomendações de conteúdo adequado à idade que querem ver”, refere a plataforma.

Além disso, o YouTube está a introduzir novos princípios para orientar os adolescentes para conteúdo “divertido, adequado à idade, de maior qualidade e mais enriquecedor”. Estes princípios vão orientar o sistema de recomendação do YouTube para promover vídeos de “alta qualidade” de criadores.

Juntamente com os novos princípios de alta qualidade para adolescentes, o YouTube revelou um guia para criadores, desenvolvido em parceria com o Comité Consultivo de Jovens e Famílias do serviço de streaming e apoiada pela Save the Children International.

As medidas são anunciadas num momento em que as plataformas digitais enfrentam um escrutínio cada vez maior por parte de reguladores, pais e sociedade em geral a nível global, que exigem maior transparência e proteção para os utilizadores mais jovens. A própria Comissão Europeia tem vindo a considerar propostas que reforçam os mecanismos de proteção de menores online, incluindo limites de idade para serviços de redes sociais e exigências de controlo parental mais eficazes.




Notícias Relacionadas

Ver Mais